Ensino

'Educomunicação' na escola e na mídia é tema de conferência na FaE

Discussão será feita durante seminário do projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil

Estudioso de comunicação e literatura, Maurício Guilherme discutirá educomunicação em evento
Maurício Guilherme: transmediação e transleituraAcervo pessoal

O jornalista e professor Maurício Guilherme Silva Jr. ministra no próximo dia 30, às 19h, a conferência Educomunicação, transleitura e processos de mediação, que compõe o 12º Seminário Anual do Pensar a Educação, Pensar o Brasil: Mídias, Educação e Espaço Público. Na conversa, ele vai abordar conceitos de educomunicação na mídia, nos espaços de ensino e nas instâncias de relação. "Falarei não só sobre o uso de ferramentas da comunicação em escolas e espaços de ensino, mas também da lógica empregada pela mídia ao tratar de temáticas que necessitam de explicações educativas", anuncia.

Segundo o jornalista, as duas dimensões se revestem de complexidade, uma vez que não se pode desconsiderar os processos de transmediação e de transleitura dos fatos. “É preciso discutir uma mediação entre os sujeitos, tanto indivíduos quanto instituições, que vão compartilhar o conhecimento educomunicacional. Esses sujeitos são complexos, atravessados por princípios, políticas e leituras de mundo distintas. Dessa forma, a transmediação busca estabelecer um diálogo que leva em consideração a complexidade dos indivíduos envolvidos e nega a proposta de transferência de conhecimento unilateral."

Professor do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Maurício Guilherme da Silva Júnior é graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela UFMG, mestre e doutor em Estudos Literários, com pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, também na UFMG.

A conferência Educomunicação, transleitura e processos de mediação terá lugar no auditório Neidson Rodrigues, na Faculdade de Educação. O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube. Mais informações estão disponíveis no site e no Facebook do projeto ou podem ser solicitadas pelos telefones (31) 3409-5355 e (31) 98212-5621 e pelo e-mail pensar@ufmg.br.