Notícias Externas

Em ‘Diáspora Descontente’, Babilak Bah propõe um despertar poético para a luta antirracista

Livro autobiográfico foi construído ao longo de três anos e possibilitou ao multiartista um processo de avaliação da própria escrita

Obra é marcada por experimentações na linguagem
Obra é marcada por experimentações na linguagem Marcão Pesada/Divulgação

Em seu quarto livro de poemas, Babilak Bah convida o leitor a embarcar na metáfora poética de Diáspora Descontente. Na obra, o paraibano que vive em Belo Horizonte há mais de 20 anos apresenta questões relativas ao indivíduo negro na sociedade brasileira. Em suas oficinas de criação, o escritor de longa vivência na música e nas artes visuais e arte-educador propõe um novo olhar sobre ritmo, corpo e palavra, e essas são algumas das experiências que ele traz para a literatura. A obra expõe a situação do homem negro nos espaços de sociabilidade, as disputas cotidianas pela sobrevivência, as suas construções simbólicas e as lutas culturais em versos que buscam uma liberdade na linguagem e no fazer poético.

A nova publicação de Babilak Bah foi tema de entrevista no programa Universo Literário desta sexta, 28. Segundo ele, o título carrega a metáfora da diáspora não no sentido geográfico, mas psíquico. Para o poeta, a recente publicação é também um manifesto autobiográfico de como é viver em uma sociedade racista.Na conversa, o autor contou que, como sujeito criador, a obra possibilitou colocar em prática sua liberdade de se expressar. Além disso, o arte-educador abordou a forma como mistura elementos de diferentes áreas em seu trabalho. Dessa maneira, o poeta afirmou não se considerar músico nem compositor, mas um “propositor”, ou seja, um “artista do ruído”.

O multiartista definiu seu mais recente trabalho como “apenas uma fagulha nessa perspectiva de contribuir com a luta antirracista, mas também dedicado a desenvolver uma poética. O livro tem uma preocupação pela abordagem e pela invenção de linguagem e perpassa também o espaço da criatividade. Lógico que eu sou um homem negro e nordestino, um artista, e eu trago comigo toda essa história que está no meu corpo e na minha linguagem”. 

O paraibano ainda ressaltou que Diáspora Descontente foi um processo de muito aprendizado e avaliação da própria escrita. Uma vez que a inquietude o movimenta, o artista revelou que planeja escrever outros livros. Para seguir as novidades da carreira de Babilak Bah, inclusive suas produções literárias, acesse o site do poeta.

Produção: Laura Portugal e Marden Ferreira, sob orientação de Luiza Glória e Hugo Rafael
Publicação: Alessandra Dantas