Formas de Ingresso

Em nova audiência, processo seletivo seriado na UFMG será debatido com escolas básicas

Encontro será nesta terça, às 14h, no auditório da Reitoria; representantes devem se inscrever por meio de formulário

Se aprovado, processo seletivo seriado criará uma alternativa para o ingresso na vida universitária
Se aprovado, processo seletivo seriado criará nova alternativa de ingresso na vida universitária Foto: Foca Lisboa | UFMG

Nesta terça-feira, 5, a partir das 14h, ocorre uma nova audiência pública, no campus Pampulha, para debater a possibilidade de a UFMG adotar, a partir do próximo ano, o processo seletivo seriado na graduação.

Esta audiência é direcionada aos professores e gestores das escolas de educação básica públicas e privadas, dada a relação mais estreita que elas devem ter com esse novo processo, caso a sua proposta seja aprovada pelas instâncias colegiadas da Universidade.

Os representantes das escolas interessados em participar devem se inscrever por meio deste formulário.

O que é
O processo seletivo seriado consiste na aplicação de exames durante três anos seguidos (daí o termo “seriado”), de modo que o ingresso do candidato se dê pela soma da nota obtida nessas três provas – que, inclusive, poderão ter pesos percentuais diferentes.

De modo geral, a aplicação dos exames tende a coincidir com os três anos do ensino médio. Contudo, a intenção da UFMG, caso a proposta seja aprovada, é também aceitar candidatos de fora do ensino médio regular, como os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as pessoas que concluíram o ensino médio há mais tempo.

A ideia é que o processo seletivo seriado coexista com a seleção atual, que ocorre via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesse formado, um determinado percentual das vagas disponíveis, ainda a ser definido, seria destinado ao processo seletivo seriado, e o restante seguiria preenchido pelo modelo Enem/Sisu.

Independentemente de qual venha a ser essa proporção, ambos os processos seguirão respeitando integralmente a Lei de Cotas.

Calendário
Caso a proposta seja aprovada pelas instâncias colegiadas da Universidade, considerando o cronograma apreciado pelo Cepe em junho de 2023, o processo seriado será posto em curso a partir de dezembro de 2024.

A ideia é que, nesse primeiro ano, sejam aplicadas provas apenas para os alunos do primeiro ano do ensino médio. Dessa forma, o sistema seria implantado gradativamente, com os primeiros calouros selecionados ingressando na Universidade no primeiro período letivo de 2027, paralelamente aos calouros que ingressarão pelo sistema Enem/Sisu.

Os debates sobre a possibilidade de a UFMG adotar a modalidade seriada como uma das modalidades de seu processo seletivo para a graduação começaram a ser realizados junto à comunidade acadêmica no mês passado. Desde então, três audiências foram realizadas: uma no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros, no dia 16 de outubro, outra no campus Saúde, em Belo Horizonte, na Faculdade de Medicina, no dia 22 de novembro, e a última no campus Pampulha, no auditório da Reitoria, no dia 29 de novembro.

Atualmente, a UFMG oferece, por ano, 6.740 vagas iniciais (sem contar as vagas remanescentes e eventuais vagas adicionais) para entrada em 91 cursos da graduação: 5.425 para bacharelados, 1.235 para licenciaturas e 80 para superior de tecnologia.