Extensão

Em nova edição, 'Filosofia na Praça' revisita obras clássicas

Aulas, on-line e gratuitas, começam no dia 8 de março com abordagem sobre desordem informacional

Desordem informativa é tema da primeira aula do curso
Desordem informacional é tema da primeira aula do curso Imagem: Nick Youngson (Creative Commons CC BY-SA 3.0) | Alpha Stock Images

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do Projeto Filosofia na Praça, curso de extensão vinculado à Fafich. Aberta à comunidade externa, a formação destina-se aos públicos interessados no tema, tanto cultores e estudiosos de filosofia quanto leigos. Para participar, basta preencher formulário

As aulas serão oferecidas gratuitamente, de forma virtual, sempre às quartas-feiras, das 19h30 às 21h10 (com perguntas do público a partir das 20h30).

Neste primeiro semestre, o tema das palestras e entrevistas será A Filosofia e os livros, com o objetivo de revisitar as obras clássicas da história da literatura filosófica, para aprofundar e esclarecer seus aspectos mais relevantes, e apresentar e debater temas e questões mais recentes.

Desinformação e negacionismo
Na aula inaugural, na quarta-feira, dia 8 de março, o livro Desordem informacional, de C. Wardle e H. Derkakhshan (Strasbourg: Council of Europe, 2017), será apresentado pelo professor Abilio Rodrigues, do Departamento de Filosofia da UFMG, que vai tratar das questões relacionadas ao tema, como informação falsa (misinformation), informação maliciosa (malinformation) e desinformação (disinformation) na atualidade. Nesta atividade, serão levantadas discussões sobre os problemas do conceito de fake news, câmaras de eco, filtros de bolhas e astroturfing e aspectos epistêmicos e sociológicos do negacionismo.

Durante todo o curso, os temas serão apresentados e debatidos por autores e interlocutores estudiosos de uma determinada obra. Ao fim da exposição, o público poderão interagir, enviando perguntas e comentários. A programação das aulas do primeiro semestre está disponível no site do projeto.