Arte e Cultura

Em nova etapa, mapeamento vai identificar quem faz cultura na UFMG

Formulário on-line deve ser preenchido até 15 de novembro

Mapeamento pretende alcançar inclusive pessoas cuja produção cultural não esteja vinculada institucionalmente à UFMG
Mapeamento também pretende alcançar pessoas cuja produção cultural não esteja vinculada institucionalmente à UFMG Bergsthem Santana | Portal Cultura UFMG

Estudantes, professores e servidores técnico-administrativos e terceirizados da UFMG estão sendo convidados a participar de nova chamada da pesquisa do mapeamento cultural da UFMG. O objetivo é identificar as pessoas que produzem cultura na Universidade. Para isso, devem preencher formulário on-line aberto até 15 de novembro. Mais informações estão disponíveis no site do levantamento.

A pesquisa, conduzida pela Diretoria de Ação Cultural, visa localizar os agentes que movimentam a cultura dentro e fora da UFMG, com o intuito de descrever brevemente seus campos de atuação, ações e projetos. As ações podem estar relacionadas a diversos campos do conhecimento – das ciências humanas às exatas – e associadas a áreas como acervo, arte de rua, artesanato, cinema, comunicação, cultura digital, cultura LGBTIQ+, pesquisa e ensino, produção cultural, jogos, patrimônio, entre outras. Os espaços de cultura existentes na universidade também podem ser cadastrados no levantamento, como livrarias, museus, centros de comunicação e editoras.

“A meta é conhecer todas as pessoas que fazem parte da comunidade universitária e atuam na área cultural, inclusive fora dos limites da academia, contribuindo para o desenvolvimento do setor na sociedade. Vão desde artistas até alunos que pesquisam cultura; do gestor de espaço cultural aos trabalhadores da área técnica que dão suporte às atividades; dos coletivos e grupos artísticos àquelas pessoas que ajudam a divulgar a cena artística e cultural. São dezenas de possibilidades, e nós queremos conhecer todas elas”, afirma o diretor de Ação Cultural da UFMG, Fernando Mencarelli.

Além de dimensionar a atuação cultural universitária e descobrir como ela extrapola suas fronteiras, a pesquisa servirá de subsídio para a futura elaboração do Plano de Cultura da UFMG. “Cerca de 800 respostas já foram recebidas, revelando importantes iniciativas. Com a reabertura do formulário, esperamos que mais pessoas se identifiquem, a fim de que nossa amostragem seja mais representativa do universo que estamos explorando, e que consigamos reunir informações para o planejamento de uma política cultural mais inclusiva e diversa”, comenta a diretora-adjunta de Ação Cultural e coordenadora da pesquisa, Mônica  Ribeiro.

Quem pode participar?
Todos os membros da comunidade acadêmica que estudam, pesquisam e trabalham com cultura e arte, ou que contribuam para a divulgação e desenvolvimento das atividades culturais, são convidados a participar do levantamento, cujo formulário leva de 5 a 10 minutos para ser respondido. Não é preciso que as ações desenvolvidas estejam vinculadas institucionalmente à UFMG para serem incluídas na pesquisa. São aceitas ações de cunho pessoal, acadêmico ou profissional, realizadas dentro ou fora do ambiente universitário, nas seguintes modalidades de participação:

·  Agente individual (estudantes, pesquisadores, artistas, trabalhadores da área de cultura, professores e servidores técnico-administrativos, terceirizados, entre outros);

·  Agente coletivo (grupos de pesquisa, de estudo, artísticos, cineclubes, coletivos, feiras, festivais, podcasts e eventos, entre outros);

·  Agente de espaço cultural (centros de comunicação, de divulgação, livrarias, editoras e museus, entre outros).

Com Assessoria de Comunicação da DAC