Em painel, UFMG apresenta suas ações de sustentabilidade

Atividade, que integra a programação da Semana do Conhecimento, será realizada na manhã desta quinta-feira, no CAD 3

A programação da Semana do Conhecimento UFMG 2024 integra oito subeventos
A programação da Semana do Conhecimento UFMG 2024 integra oito subeventos Arte: Maya Bispo | Cedecom/UFMG

Nesta quinta, a partir das 9h30, no CAD 3, a Semana do Conhecimento promove o Painel UFMG Sustentável, atividade que visa apresentar as atividades desenvolvidas no escopo do UFMG Sustentável, programa institucional que tem foco na promoção da sustentabilidade nas ações cotidianas e que envolve as esferas administrativa, de ensino, pesquisa e extensão da Universidade.

O Painel vai apresentar algumas ações ambientais da UFMG, como o descarte responsável de lixo e a geração de energia renovável. Em um dos momentos da atividade, servidores técnico-administrativos do Departamento de Gestão Ambiental (DGA) vão mostrar como a UFMG realiza o tratamento de seus resíduos. Em seguida, o professor Braz de Jesus Cardoso, do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia, vai falar sobre a minirrede de energia que está sendo implementada pela UFMG. Na terceira parte do Painel, o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, juntamente com uma representante da Receita Federal do Brasil, vai tratar da parceria entre a Universidade e o órgão para a destinação sustentável de itens apreendidos.

O painel contará, ainda, com uma apresentação do professor Dawisson Belém Lopes, do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) e diretor do Escritório de Governança de Dados Institucionais da UFMG. Dawisson vai mostrar como as ações de sustentabilidade da Universidade impactam seu desempenho nos rankings universitários. Nesta quarta-feira, Dawisson falou sobre o assunto em entrevista ao programa Conexões da Rádio UFMG Educativa.

Também em entrevista à emissora, o vice-reitor falou sobre o UFMG Sustentável e antecipou outros temas que serão abordados nesta quinta. Ouça a entrevista na íntegra.

Programação
A programação da Semana do Conhecimento segue até sexta-feira, com atividades realizadas pelas unidades acadêmicas e pelos órgãos da Administração Central da Universidade.

Oito subeventos integram a Semana. O 7º Encontro de mobilidade internacional tem a finalidade de divulgar à comunidade acadêmica as diversas atividades de internacionalização promovidas pelos estudantes. O encontro é de responsabilidade da Diretoria de Relações Internacionais (DRI). O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), por sua vez, realizará o 9º Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção da Acessibilidade (Pipa). O objetivo dessa iniciativa é oferecer oportunidades para a discussão sobre a temática com a comunidade acadêmica.

O Encontro de Extensão propõe a divulgação de atividades de extensão desenvolvidas na UFMG nos âmbitos da graduação e da pós-graduação e proporciona espaço para a troca de saberes e conhecimentos entre os participantes e a comunidade externa. A 28ª Semana da Graduação é espaço para compartilhar os projetos desenvolvidos nos programas de bolsas acadêmicas, vinculados à Pró-reitoria de Graduação (Prograd), e programas institucionais e governamentais de aprimoramento do ensino.

Também compõem a programação da Semana a Mostra Prae de apoio a projetos de permanência de estudantes, organizada pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Prae), a Semana de Iniciação Científica e Iniciação Científica Júnior, que é coordenada pela Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq), a 14ª Jornada de Apresentação do Conhecimento Produzido pelos Servidores Técnico-administrativos em Educação, realizada pela Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH), e a mostra virtual Pesquisa e Extensão na Rede de Museus, coordenada pela Pró-reitoria de Extensão (Proex).