Pesquisa e Inovação

Em palestra, professor da Unirio fala sobre tradições musicais e afirmação do sistema de castas na Índia

O contexto social, cultural e político que envolveu o surgimento da música clássica indiana será detalhado pelo professor Marcus Wolff, da Unirio, na próxima quinta-feira, 16, em mais um evento da Série de Estudos Indianos, promovida pelo Centro de Estudos Indianos (CEI), vinculado à Diretoria de Relações Internacionais.

A atividade começa às 14h30, no auditório 4, da Face, com grupo de discussão conduzido pelo professor da UFMG Roberto Luís de Melo Monte-Mór, que indicará alternativas para desenvolvimento emancipatório. Na sequência, a palestra As tradições musicais do subcontinente indiano tratará da música clássica indiana e sua relação com encontro entre os povos indoeuropeus invasores e os drávidas, grupos étnicos do sul do subcontinente indiano. Wolff vai explicar a relação entre musicalidade e processo histórico, social e cultural de afirmação do sistema de castas.

Surgimento da música clássica indiana é tema de série de estudos
Surgimento da música clássica indiana é tema de série de estudos Arian Zwegers / flickr

Marcus Wolff é graduado em música pela Unirio e em história pela PUC/RJ. Participou do Festival de Música e Dança de Madras, na Índia, em 1989. Atualmente, leciona no Programa de Pós-graduação em Música da própria Unirio, onde desenvolve projeto de pesquisa sobre a estética musical do compositor e maestro Hans-Joachim Koellreutter.