Pesquisa e Inovação

Em seminário, professor português fala sobre os sentimentos que os produtos despertam

Bernardo Providência é estudioso do chamado design emocional; evento será em agosto

Bernardo Providencia ministrara a palestra
Bernardo Providência vai analisar as forças que impulsionam as pessoas a desejarem certos produtosAcervo pessoal

O que faz as pessoas desejarem determinado objeto entre tantos outros que o mercado oferece? Essa é uma das questões que vão orientar o Seminário Design Emocional, agendado para 9 de agosto. Organizado pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) em parceria com o Grupo Paramec, o evento vai levar à Escola de Engenharia o professor Bernardo Providência, da Universidade do Minho, de Portugal, pesquisador que conduz diversos estudos sobre o design emocional e a experiência de produto.

No encontro, o professor vai ministrar a conferência Evocando emoções no design de objetos. Providência vai discutir quais forças impulsionam homens e mulheres a desejarem um determinado objeto e traçar um panorama sobre o design emocional, que, no século 21, “assume-se como domínio de investigação centrado nas experiências sensoriais e cognitivas que desencadeia, com foco nos estímulos e na sensações de prazer e afeto”.

Com base nas reflexões de Damásio, Jordan, Norman e Desmet, entre outros autores, o professor português chegará a um denominador comum: "a avaliação da percepção emocional como fator que possibilita a melhoria da qualidade de vida dos utilizadores, encontrando caminhos para criar produtos capazes de irem ao encontro de desejos e afetos”.

Aberto ao público com entrada gratuita, o evento está programado para a Sala de Seminário 1012, da Escola de Engenharia, das 15h às 18h.  O participante que assinar a lista de presença receberá declaração de comparecimento. As inscrições podem ser feitas mediante preenchimento de formulário eletrônico.

Sobre o convidado
Bernardo Providência é mestre em Design e Marketing pela Universidade do Minho e em Business Innovation and Technology Management pela Universidade de Girona, instituição pela qual também é doutor. É professor da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, integrante do Laboratório de Paisagens, Patrimônio e Território, diretor do mestrado em Design de Produtos e Serviços e docente em Design de Produto. É autor de várias publicações científicas nos campos do design, design emocional e experiência com o produto.

Design para a acessibilidade
Um dos organizadores do evento, o Grupo Paramec foi idealizado por estudantes de Engenharia da UFMG com o objetivo de desenvolver projetos de equipamentos mecânicos para pessoas com deficiência.

Com Setor de Divulgação do Ieat