Pesquisa e Inovação

Empresas juniores promovem desafio para incrementar gestão de negócios no Morro do Papagaio

Empreendedores residentes no Morro do Papagaio, um dos maiores aglomerados de favelas de Belo Horizonte, receberão, nos meses de maio e junho, consultoria e diagnóstico para gestão de seus negócios de estudantes vinculados ao Núcleo de empresas juniores da UFMG

A iniciativa, denominada Desafio Cata.vento, conta com apoio e parceria da ONG Fa.vela, que atua na região. O programa busca contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do aglomerado por meio de ações como o Programa de Intervenção Participativa em Aglomerados (Pipa), que acelera pequenos negócios por meio da educação empreendedora, da economia criativa e do desenvolvimento colaborativo dos modelos de gestão.

Serão formadas equipes de três a cinco pessoas. Seus integrantes devem ser estudantes de graduação em alguma instituição de ensino superior de Belo Horizonte e Região Metropolitana e pelo menos dois devem ser membros ou ex-membros de empresas juniores. O objetivo é aproximar os participantes da realidade dos empreendedores do Morro do Papagaio e possibilitar que eles potencializem sua experiência em gestão empresarial.

Durante quase dois meses, os 15 empreendedores acelerados pelo Pipa contarão com o suporte das equipes formadas no desafio. Cada equipe ficará responsável por auxiliar na estruturação de um dos pequenos negócios, oferecendo consultorias em gestão e catalisando os resultados das empresas ao conectá-las às novas práticas, modelos, técnicas e outros negócios da mesma área.

Ao fim do desafio, os cinco empreendimentos que mais se destacarem no Pipa em variáveis como aumento de produção e desenvolvimento de novas estratégias de mercado receberão R$ 3 mil cada para investir em seus respectivos negócios. O Núcleo UFMG Jr. realizará evento para premiar as equipes vencedoras e fomentar discussão sobre empreendedorismo social na universidade.

Desafio premiará os cinco empreendimentos que mais se destacarem
Desafio premiará os cinco empreendimentos que mais se destacarem Cata.vento/Divulgação