Formas de Ingresso

Enem abre inscrições no dia 9

Nota do exame é usada na seleção de candidatos que concorrem a vagas na UFMG

Estudantes que desejam ingressar nos cursos de graduação da UFMG em 2017 devem se inscrever, de 9 a 20 de maio, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016), no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), onde está disponível edital com as regras do concurso. As provas do Enem serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro.

Alguns cursos da UFMG utilizam o Enem apenas como primeira etapa da seleção. Estão nessa condição os cursos de graduação em Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança, Design, Design de Moda, Música, Teatro e Licenciatura em Educação do Campo e os processos de transferência e obtenção de novo título.

Os editais dos processos seletivos serão específicos e divulgados na página da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve).

Entrada única
Em 2017, todas as vagas dos cursos de graduação da UFMG a serem ofertadas através do Sisu serão preenchidas em uma única seleção. Assim, até os estudantes que serão convocados para iniciar suas atividades acadêmicas apenas no segundo semestre devem se inscrever no Sisu 2017/1, do Ministério da Educação, já que a segunda edição anual do processo não mais selecionará alunos para a UFMG.

Dessa forma, os aprovados nos cursos com entradas nos dois semestres letivos farão registro acadêmico ainda no início do ano, em datas que serão divulgadas pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA).