Institucional

Engenharia comemora 106 anos com homenagens a ex-alunos e entrega de medalha a Leo Heller

Ricardo Cioglia falou pelos engenheiros formados na turma de 1957
Ricardo Cioglia falou pelos engenheiros formados na turma de 1957 Foto: Foca Lisboa / UFMG

A Escola de Engenharia da UFMG comemorou, com solenidade no último sábado, 20, 106 anos de existência. Foram homenageados egressos com 60, 50 e 25 anos de formados. A comemoração é realizada desde 1934.

Alessandro Fernandes Moreira
Alessandro Fernandes Moreira Foto: Foca Lisboa / UFMG

Na ocasião, o engenheiro e professor aposentado da UFMG Leo Heller recebeu a Medalha Conselheiro Cristiano Otoni, outorgada anualmente pelo governo de Minas Gerais a personalidade com contribuição destacada à engenharia. A medalha foi entregue pelo secretário estadual de Transportes e Obras Públicas, Murilo de Campos Valadares.

Depois de um café da manhã de congraçamento, discursaram o engenheiro civil Riccardo José Cioglia, representando os egressos de 1957, o engenheiro mecânico Aluisio de Aguiar Maia Saliba, pela turma de 1967, e o engenheiro metalúrgico José Vale de Matos Junior, um dos graduados em 1992.

“É um evento de caráter familiar, em que a Escola manifesta gratidão aos ex-alunos e mostra o que está realizando hoje”, comenta o diretor da unidade, Alessandro Fernandes Moreira. “A Escola de Engenharia tem a missão de formar profissionais e pessoas, incubando ideias e projetos capazes de contribuir para a transformação da sociedade.” A festa reuniu mais de 400 pessoas.

Leo Heller, que atuou no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, foi apresentado e saudado pelo ex-colega de departamento Carlos Augusto Chernicharo. Relator especial da ONU para os Direitos Humanos à Água e ao Esgotamento Sanitário, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Heller é doutor em Epidemiologia pela UFMG e fez pós-doutorado na University of Oxford (Reino Unido). Foi chefe de departamento, diretor da Escola de Engenharia e pró-reitor adjunto de Pós-graduação.

Leo Heller (à direita) recebeu medalha e diploma de Murilo Valadares
Leo Heller (à direita) recebeu medalha e diploma de Murilo Valadares Foto: Foca Lisboa / UFMG
Aluisio Saliba, engenheiro mecânico da turma de 1967
Aluisio Saliba, engenheiro mecânico da turma de 1967 Foto: Foca Lisboa / UFMG
José Vale de Matos Junior, engenheiro metalúrgico formado em 1992
José Vale de Matos Junior, engenheiro metalúrgico formado em 1992 Foto: Foca Lisboa / UFMG

Comemoração dos 106 anos da Escola de Engenharia