Formas de Ingresso

Videocast da Mostra Sua UFMG focaliza as engenharias Aeroespacial, Mecânica e de Produção

Professores destacam pioneirismo dos cursos e o papel dos futuros profissionais no desenvolvimento de máquinas e sistemas mecânicos

No mais recente episódio da série de videocasts da Mostra Sua UFMG, a estudante Maria Eduarda Carvalho conversa com os professores Lásara Rodrigues, do curso de Engenharia de Produção, Lázaro Donadon, do curso de  Engenharia Mecânica, e Ricardo Poley, da Engenharia Aeroespacial.

Os três docentes abordam as interfaces entre os três cursos e as especificidades de atuação dos futuros profissionais no desenvolvimento e bom funcionamento de máquinas e sistemas mecânicos. Além disso, o trio ressalta possibilidades de formação nos laboratórios, destacam projetos em desenvolvimento e apresentam iniciativas de aprimoramento profissional pioneiras desenvolvidas na Escola de Engenharia da UFMG.

Os episódios dos videocasts vão ao ar às terças e quintas, às 11h, no canal da TV UFMG no Youtube, com versão em podcast para o Spotify. A série, que se propõe a apresentar os 91 cursos de graduação da UFMG, é desenvolvida por meio de parceria entre a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e o Centro de Comunicação (Cedecom). O objetivo é esclarecer dúvidas dos estudantes do ensino médio e ajudá-los na escolha da carreira.

Mostra Sua UFMG
Neste ano, a Mostra Sua UFMG adotou formato híbrido. Neste ano, foi realizada presencialmente no 20 de maio, reunindo quase 30 mil estudantes da rede básica de ensino. Na sua vertente virtual, exibe vídeos, motion graphics e passeios aéreos sobre os campi e aborda os cursos da UFMG por meio dos próprios videocasts. Atualizações podem ser acompanhadas por meio do site da Mostra e das suas redes sociais.

O evento anual é uma oportunidade de apresentação dos cursos de graduação da Universidade para estudantes e egressos do ensino médio e comunidades escolares. Até 2019, foi realizada em formato presencial no campus Pampulha. Em razão da pandemia de covid-19, o evento não foi realizado em 2020 e, nos últimos dois anos, ocorreu em formato virtual.