Notícias Externas

Ensaio "Por ela, por elas, por nós" discorre sobre a vivência sofrida pelas mulheres negras

Ensaio foi vencedor do Prêmio Marielle Franco de ensaios feministas

As autoras Cintia Rodrigues dos Santos e Ana Paula Rodrigues dos Santos
As autoras Cintia Rodrigues dos Santos e Ana Paula Rodrigues dos Santos Imagem: Divulgação I Instituto Marielle Franco

Foi realizado em 2020 o primeiro Prêmio Marielle Franco de ensaios feministas. O objetivo da iniciativa do Instituto Marielle Franco, em parceria com a Editora Contracorrente, é promover o fortalecimento do pensamento feminista e reverenciar a memória e a luta da ex-vereadora do Rio de Janeiro. 

Ao longo de cinco meses, foram recebidos mais de 190 ensaios escrito por autoras, mulheres cis e trans, de todas as partes do país. O melhor ensaio foi selecionado pelo júri, composto por nomes como Anielle Franco, irmã de Marielle, Sueli Carneiro e Márcia Tiburi. 

O ensaio vencedor, selecionado por unanimidade, foi o escrito pelas irmãs Ana Paula Rodrigues dos Santos e Cintia Rodrigues dos Santos. Sob o título Por ela, por elas, por nós, o texto discorre sobre a vivência sofrida pelas mulheres negras na sociedade brasileira e foi publicado, nesta semana, pela Editora Contracorrente. 

Para saber mais sobre o Prêmio Marielle Franco de ensaios feministas e o ensaio Por ela, por ela, por nós, o programa Universo Literário recebeu as irmãs Ana Paula Rodrigues dos Santos e Cintia Rodrigues dos Santos, autoras do texto e vencedoras do concurso.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Produção: Laura Portugal e Marden Ferreira

Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Hugo Rafael