Ensino

Ensino de literatura e formação do leitor serão abordados em palestra na próxima terça-feira

Há diferença entre um leitor em geral e um leitor literário? O leitor literário pode ser formado pela escola? Em palestra na próxima terça-feira, 29, às 19h30, o pesquisador Rildo Cosson vai discutir essas e outras questões relacionadas ao horizonte de atuação do professor que ensina literatura nos segmentos educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Promovido pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Faculdade de Educação (FaE), o evento será realizado das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues, da FaE, no campus Pampulha (Avenida Antonio Carlos, 6.627). As vagas para a conferência são limitadas, e as inscrições podem ser feitas por meio de formulário on-line. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cealedebate@gmail.com e pelo telefone (31) 3409-5334.

O objetivo da conferência é, segundo Rildo Cosson, "oferecer uma reflexão, considerando o ensino da literatura e a formação do leitor em nossa sociedade pós-literária". O palestrante é pesquisador do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (Gpell), que integra o Ceale, e professor do Programa de Pós-graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados.

É autor dos livros Círculos de leitura e letramento literárioEscolas do Legislativo, escolas de democracia, fronteiras contaminadas - literatura como jornalismo e jornalismo como literatura no Brasil dos anos 1970Letramento literário: teoria e práticaO livro e o gênero e Romance-reportagem