Ensino

Ensino presencial na pandemia: fórum discutirá experiências da área de saúde

Evento reunirá professoras da Odontologia, da Enfermagem e da Medicina

Estudantes da área de saúde em aula prática antes da pandemia
Estudantes da área de saúde em aula antes da pandemia: disciplinas práticas exigiram adequações de segurança e mudanças pedagógicasLucas Braga | UFMG

Nesta quarta-feira, 24 de fevereiro, das 16h às 18h, será realizado o 16º Fórum on-line do Programa Integração Docente. O evento tratará das Experiências de ensino presencial durante o ensino remoto emergencial (ERE) na graduação UFMG. O encontro será  no canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube e terá tradução em Libras. 

O ensino remoto emergencial foi adotado institucionalmente na UFMG, em agosto de 2020, para substituir as aulas presenciais durante o período da pandemia de covid-19. No entanto, pelas suas características, algumas disciplinas práticas da área da saúde foram ministradas de forma presencial. Isso exigiu esforços coletivos de docentes, estudantes e da instituição para fazer as adequações de segurança, assim como as mudanças pedagógicas apropriadas para o processo de ensino-aprendizagem. 
 
Três professoras da UFMG vão compartilhar suas experiências: Carolina Nemésio, da Faculdade de Odontologia, Fabíola Barone, da Escola de Enfermagem, e Janaína Matos, da Faculdade de Medicina. Elas falarão sobre três cenários de ensino: a clínica odontológica e a experiência mais recente do formato semipresencial no laboratório de materiais dentários, a relação com os centros de saúde e a relação com hospital/internato.
 
O Fórum também terá a participação de um convidado especial, o médico infectologista e pesquisador Valdes Bollela, professor associado do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP. Ele ministrará palestra sobre as possibilidades e limites do ensino presencial na graduação no contexto de pandemia. 
 
A série
Os fóruns on-line foram criados como espaço de interlocução com a comunidade universitária para discussão e reflexões sobre o ensino de graduação no contexto de pandemia. Eles são gravados e podem ser acessados no site do Programa Integração Docente.

Com Assessoria de Comunicação da Prograd