Ensino

Equipe da UFMG é destaque em competição de direito internacional

Estudante Sofia Neto Oliveira foi escolhida a melhor oradora da etapa nacional

Gabriel Tonelli Pimenta, Sofia Neto Oliveira, Juliana de Carvalho Dias, e Thiago Moreira Gonçalves representaram a UFMG na competição
Gabriel Tonelli Pimenta, Sofia Neto Oliveira, Juliana de Carvalho Dias e Thiago Moreira Gonçalves representaram a UFMG na competição Arquivo equipe

A Faculdade de Direito da UFMG voltou a se destacar na Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition, maior e mais antiga competição internacional de direito do mundo. Na etapa nacional, realizada em Florianópolis, de 20 a 23 de fevereiro, equipe de quatro estudantes ficou com o terceiro lugar e teve a melhor oradora, Sofia Neto Oliveira, do 7º período. Quinze universidades brasileiras participaram do certame. Além de Sofia, o time da UFMG reuniu Gabriel Tonelli Pimenta (6º período), Juliana de Carvalho Dias (6º período) e Thiago Moreira Gonçalves (10º período).

A competição anual simula um caso fictício preparado por especialistas para a Corte da Haia, envolvendo diferentes ramos do Direito Internacional. “Neste ano, o núcleo do problema envolvia direito ambiental internacional, propriedade intelectual e direitos humanos, sobretudo a questão relacionada a empresas e povos indígenas”, explica o professor Lucas Carlos Lima, da área de Direito Internacional.

Os alunos participantes começam a se preparar no segundo semestre do ano anterior. “Não é só uma competição que exige profundos conhecimentos de direito internacional, mas também advocacy skills, oralidade, capacidade de construir argumentos e um memorial jurídico e, principalmente, de demonstrar a habilidade de aprender profundamente fora de classe”, afirma Lucas Lima. Segundo ele, a Jessup Competition é uma precursora das competições jurídicas, hoje tendências mundiais, das quais a UFMG participa com destaque.

Muito além de uma rodada
Sofia Neto seguiu a tradição de ótimas participações da UFMG. “Não houve juiz da competição que não tecesse elogios à apresentação dela, classificada como elegante, sólida e percuciente", afirma Lima. Sofia acompanhou a competição em 2017 e participou da edição do ano passado. “Foi uma realização pessoal muito grande, senti-me honrada, mas não conseguiria chegar tão longe sem o apoio da equipe”, conta a estudante, que começou a se preparar, juntamente com os colegas, em setembro. “O momento da premiação demonstrou que a competição vai muito além de uma rodada. É uma reunião de pessoas que amam direito internacional, que buscam conhecer o outro. Muita gente contribuiu para o resultado", destacou Sofia. A equipe teve como treinadora a mestranda em direito internacional da UFMG Mariana Ferrola do Valle, que venceu o concurso de oratória em edição anterior da Jessup.

A crescente e destacada participação da UFMG em competições internacionais pode ser atestada pelo número de diferentes simulações para as quais envia delegações. Ainda neste ano, a Faculdade de Direito será representada no Concours Charles Rousseau (em francês), na Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot e na Inter-American Human Rights Moot Court Competition. 

Com Assessoria de Comunicação da Faculdade de Direito