Veículo elétrico da UFMG é sexto colocado em competição nos EUA

Protótipo desenvolvido por alunos de engenharia obteve o melhor resultado entre as equipes brasileiras

O time e o protótipo CTM-DT1, na Califórnia
O time e o protótipo CTM-DT1, na Califórnia Arquivo Milhagem UFMG

A equipe Milhagem UFMG obteve o melhor resultado entre os times brasileiros que participaram, de 19 a 22 de abril, em Sonoma, na Califórnia (EUA), da Shell Eco-marathon Americas 2018, competição que desafia estudantes de todo o continente a projetarem, construírem e pilotarem veículos energeticamente eficientes. O protótipo elétrico CTM-DT1, desenvolvido por alunos de engenharia, alcançou a marca de 267 km/kWh e ficou em sexto lugar na categoria Bateria Elétrica, apenas 2 km/kWh atrás do quinto colocado.

É a primeira vez que a Milhagem participa da competição americana, como informa o professor Fabrício Pujatti, do Departamento de Engenharia Mecânica, e um dos orientadores do projeto. “Durante muitos anos, criamos veículos a combustão e chegamos a quebrar, em 2006, o recorde nacional de protótipos de eficiência energética, com a marca de 598 km/l. Agora, decidimos investir em veículos elétricos, que são uma grande tendência no campo das tecnologias sustentáveis”, explica o professor.

As três primeiras colocadas na competição foram, respectivamente, as equipes da Duke University, da Oregon State University e da Kettering University. Depois da UFMG, a equipe brasileira mais posicionada no desafio foi a da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que chegou em sétimo lugar.

Em novembro, a equipe da UFMG alcançou o terceiro lugar da Shell Eco-marathon Brasil, no Rio de Janeiro, com a marca de 315,6 Km/KWh. Na ocasião, a TV UFMG conversou com integrantes da Milhagem. Assista ao vídeo:

A equipe Milhagem surgiu em 2005 com o objetivo de construir protótipos aerodinâmicos e leves capazes de alcançar consumos reduzidos de combustível por quilometragem. Formada por alunos da graduação de engenharia, a equipe aplica, nos veículos projetados, resultados obtidos em pesquisas.