Extensão

Equipe de alunos da Engenharia vence competição de estratégias de transferência de tecnologias

Equipe Água Viva: plano para tecnologia de tratamento de efluentes
Equipe Água Viva: plano para tecnologia de tratamento de efluentes Divulgação

Equipe formada por estudantes da Escola de Engenharia venceu a primeira edição do Programa de Extensão Nexu, promovido pela Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG.

A etapa final foi realizada nesta terça-feira, 28, no Parque Tecnólogico de Belo Horizonte (BH-Tec), com a participação de seis equipes multidisciplinares que apresentaram estratégias de transferência de tecnologias geradas na UFMG para o mercado.

A equipe campeã foi a Água Viva, formada por Filipe Pinho, da Engenharia Química, Klysman Rezende, da Engenharia Ambiental, Lucas Ferreira, da Engenharia Civil, e Bárbara Condé, da Engenharia Metalúrgica, orientados pelo professor Carlos Augusto Chernicharo, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.

O grupo montou plano de transferência para a tecnologia que cria um meio suporte para tratamento de efluentes, desenvolvida pelo professor Carlos Chernicharo. A tecnologia implantada nas estações de tratamento facilita e incrementa a remoção de nitrogênio, agente tóxico no processo.

Os planos de transferência foram expostos por seis equipes, na forma de pitchs (apresentações curtas em vídeo). Participaram do evento representantes da Universidade e de empresas que foram mentoras durante o programa.

Para o diretor da CTIT, professor Gilberto Medeiros, a iniciativa é importante tanto para estudantes como para professores da UFMG. “O objetivo é incorporar ações de empreendedorismo à formação acadêmica e prover suporte ao desenvolvimento das tecnologias nos laboratórios”, ressalta.

Ao longo do primeiro semestre, os alunos de graduação participantes do Nexu trabalharam em grupos multidisciplinares nos passos necessários para que as tecnologias geradas pudessem alcançar o mercado, na forma de novos produtos e processos. Os estudantes contaram com espaço de coworkingdentro da incubadora de empresas Inova-UFMG.

Para Klysman Rezende, que cursa o segundo período de Engenharia Ambiental e integra a equipe vencedora, participar do programa serviu para nortear sua trajetória na Universidade. “Quero seguir a carreira acadêmica e conhecer principalmente os desafios da inovação”, disse o estudante.

A primeira edição do Nexu contou com apoio do Sebrae, Instituto Inovação, Sympla, Sistema Fiemg, Sistema Mineiro de Inovação (Simi), Nexer, Tropos Lab, Coolhow, Inseed Investimentos e Design Thinkers Group.

(Com Assessoria de Comunicação da CTIT)