Pesquisa e Inovação

Equipe Fórmula Tesla lança protótipo de carro elétrico

Grupo da UFMG participará de competição nacional no fim de novembro

Fórmula Tesla conta com 44 membros divididos em 5 subsistemas: Administração, Dinâmica, Eletrônica, Estruturas e Powertrain
Fórmula Tesla reúne 44 membrosDivulgação

A Equipe Fórmula Tesla, que representará a UFMG na categoria Elétrica da 16ª Competição Fórmula SAE, está finalizando seus preparativos para a disputa que ocorrerá no fim do próximo mês. Nesta quinta-feira, 31, o grupo fará o lançamento do protótipo inscrito na competição em evento na Escola de Engenharia, no campus Pampulha, a partir das 19h30. Denominado NK319, o carro elétrico começou a ser projetado em janeiro e conta com diversas melhorias.

A fase de projetos durou até março, quando começaram a ser fabricados o chassi, a suspensão, a direção, o freio e a parte eletrônica. “O principal avanço foi na autonomia (distância percorrida pelo carro com uma carga), já que aumentamos o banco de baterias com mais 24 células. Se antes tínhamos uma autonomia de 13 quilômetros, agora ela alcança 22 quilômetros, distância superior ao percurso da competição”, revela Pedro Rosa, aluno do curso de Engenharia Mecânica e capitão da equipe.

O protótipo incorporou outras melhorias, como a redução da massa, que só foi possível pelo fato de a equipe ter trocado as peças de aço por alumínio aeronáutico. O carro elétrico também recebeu sensores, frenagem regenerativa e o sistema de telemetria, que gera dados em tempo real.

Desempenho
A Fórmula Tesla é a atual vice-campeã do torneio nacional e busca resultados ainda melhores neste ano. “Projetamos, fabricamos e testamos um veículo de alto desempenho. Em 2018, no segundo ano de participação da equipe, conquistamos o segundo lugar geral e fomos muito elogiados pela evolução rápida e pelas inovações aplicadas em nosso protótipo. Com toda a experiência adquirida no ano passado e com o feedback dos juízes, conseguimos melhorar a qualidade do projeto e incorporamos mais tecnologia à fabricação do protótipo”, salienta o capitão.

A equipe, formada por 44 alunos de graduação de diversas áreas da Escola de Engenharia da UFMG, tem como foco o desenvolvimento de um veículo da modalidade fórmula movido a eletricidade.

Samuel Resende