Pesquisa e Inovação

‘Erros do rock’ são analisados em livro da pós-graduação em Comunicação

TV UFMG conversou com autores de artigo que trata do flerte do gênero com ideias conservadoras

“O rock errou?” Essa é a pergunta – e o título – de livro publicado pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFMG. A questão direciona reflexões a respeito do lugar ocupado pelo rock no passado e no presente e das transformações por que passou desde a década de 1950, quando surgiu nos Estados Unidos como derivação da música negra (jazz e blues).

A coletânea, organizada pelos pesquisadores Thiago Pereira Alberto, Jonas Pilz e Jeder Janotti Junior, reúne artigos de amantes e estudiosos desse gênero, que transformou a cena musical no mundo a partir da segunda metade do século 20. 

Guinada
Um dos artigos que compõem a obra é Uma leitura do conservador na crônica política da Revista Bizz (1985-2001), de autoria dos professores Nísio Teixeira, da UFMG, e Carlos Jáuregui, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), entrevistados pela reportagem da TV UFMG. No artigo, a dupla avalia uma suposta virada conservadora do gênero com base nas menções ao tema feitas pela Revista Bizz de agosto de 1985 a julho de 2021.

O fio condutor do livro (os erros do rock) é inspirado na música O rock errou, do controverso Lobão, que diz em seus versos: "Errou, errou, errou, errou. Eu sei que o rock errou. Vivemos num país bem revistado. Uma nova volta ao passado. Muito louco anda solto". 

Publicada pelo selo PPGCOM, a obra pode ser baixada gratuitamente.

Equipe
Laura Bragança (produção e reportagem), Pedro Campos (motorista), Samuel do Vale (imagens), Otávio Zonatto (edição de imagens) e Flávia Moraes (edição de conteúdo)