Pesquisa e Inovação

Escola de Enfermagem firma parceria com empresa para criação de laboratório de tecnologia

Pesquisas em conjunto com a C-Core serão focadas na prevenção e redução da lesão por pressão, por meio da concepção de colchões para leitos de hospitais e residências

A professora Eline Borges apresentou o projeto de pesquisa no Labtec
A professora Eline Borges apresentou o projeto de pesquisa para o Labtec Foto: Rosânia Felipe | UFMG

A Escola de Enfermagem da UFMG e a empresa C-Core assinaram ontem acordo de parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) que viabiliza a criação e utilização do Laboratório de Tecnologia (Labtec C-Core/UFMG), onde serão realizados estudos pré-clínicos visando à redução da lesão por pressão.

O laboratório vai sediar três grandes pesquisas pré-clínicas ao longo dos próximos dez anos. Até 2026, o espaço físico da Escola de Enfermagem será preparado para atender às exigências de um laboratório de tecnologia de estudos pré-clínicos, e serão definidos padrões para avaliação da superfície (colchão) C-Core, antes do desenvolvimento da primeira pesquisa pré-clínica.

De acordo com a professora Eline Lima Borges, coordenadora do Labtec e do projeto de PD&I Avaliação da superfície C-Core para prevenção de lesão por pressão, o primeiro estudo terá foco nos recém-nascidos, o segundo contemplará o público adulto e idoso, e o terceiro será direcionado ao uso da tecnologia C-Core na confecção de assentos de cadeiras de rodas. “Os três estudos serão complexos e estarão interligados. Dez anos é um prazo factível para avaliação do impacto dos resultados obtidos nesse trabalho”, explicou a professora.

Além de Eline Borges, participaram da solenidade de assinatura a diretora da Escola de Enfermagem, Sônia Maria Soares, o diretor da C-Core, Juliano Carlos, e o investidor Tiago Temponi Silva, entre outros membros da comunidade da Escola. O projeto vai envolver alunos de graduação, pós-graduação, enfermeiros e professores.

A diretora da Escola de Enfermagem, Sônia Soares, disse que a parceria amplia os horizontes da unidade e agrega muito na perspectiva da inovação. “A Escola demonstra seu potencial de pesquisa e extensão. Estamos construindo conhecimento com propósito, algo que também representa grande investimento para o nosso capital humano”, ela disse.

Projeto de mestrado
A pesquisa relacionada ao colchão para prevenção de lesão por pressão de neonatos internados nas instituições hospitalares públicas e privadas contará com equipe de pesquisadores e também com a estudante Ana Claudia Cunha, do mestrado em Enfermagem. O estudo será objeto de sua dissertação.

O diretor da C-Core, Juliano Carlos, destacou que o Labtec possibilitará a introdução de material inovador, “que provoca ruptura com os padrões, modelos ou tecnologias já estabelecidos no mercado de conforto do Brasil e da América Latina”. O investidor Tiago Temponi destaca a importância e o processo de efetivação do projeto planejado há anos. “Essa parceria vem sendo construída há vários anos. Acreditamos no potencial da iniciativa para a mudança de conceitos e a mudança de vida de muitas pessoas”.

Rede tridimensional de polietileno
A C-Core Brasil produz uma rede tridimensional de polietileno, de alta tecnologia, capaz de substituir a tradicional espuma de poliuretano em todas as suas aplicações de conforto. O material foi criado com o objetivo principal de reduzir a lesão por pressão nos pacientes que precisam permanecer por longos períodos em leitos, sejam eles hospitalares ou residenciais. O produto pode ser lavado, a secagem é instantânea, e esse processo não causa alteração em suas características físicas e mecânicas. A rede de polietileno pode também ser utilizada em diversas outras aplicações de conforto, como nas indústrias náutica, moveleira, de cadeiras de rodas e colchões para bebês.

Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem