UFMG e Polícia Civil firmarão parceria para combater violência contra mulheres

Convênio será assinado no dia 14; grupo da Escola de Enfermagem vai organizar dados e preparar análises dos perfis das vítimas

vas
Subnotificação é um dos principais entraves no combate à violência doméstica
Foto: José Luis Navarro (CC BY-NC-SA 4.0)

A Escola de Enfermagem da UFMG e a Polícia Civil de Minas Gerais vão formalizar na próxima terça-feira, 14 de março, uma parceria para qualificar e organizar dados de saúde e segurança pública que auxiliem no cálculo da subnotificação da violência contra mulheres e meninas (VCMM). O encontro de lançamento terá início às 10h, no auditório Maria Sinno, da Unidade.

O convênio integra o projeto Prevalência, mortalidade e carga global da violência com foco na violência contra meninas e mulheres, fruto de parceria com a ONG Vital Strategies.

De acordo com a professora Deborah Carvalho Malta, coordenadora do projeto, a VCMM se distribui de forma desigual no território brasileiro. “Compreender a relação entre as desigualdades sociais e as vulnerabilidades das mulheres é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes no enfrentamento da VCMM. Também é necessário gerar dados passíveis de comparação, de forma a analisar criticamente o impacto de mudanças sociopolíticas na ocorrência dessa violência”, detalha.

Atribuições
Caberá à Polícia Civil desenvolver e aprimorar software de gerenciamento de dados, com integração de diversos sistemas utilizados pela segurança pública estadual em Minas Gerais.

Entre as atribuições da UFMG na parceria estão a organização de dados de segurança e saúde, a condução de análises para avaliação do perfil das vítimas e das agressões em Belo Horizonte e Minas Gerais – como subsídio para a construção de políticas públicas – e a divulgação dos resultados.

Rosânia Felipe | Escola de Enfermagem