Campanha de projeto da Enfermagem arrecada brinquedos para pediatria hospitalar

Objetos ajudam na recuperação de pacientes e minimizam desconforto da internação; doações vão para o Hospital Odilon Behrens

Ação do projeto Brincar Terapêutico ajuda crianças e adolescentes internados
Ação do projeto 'Brincar terapêutico' Foto: Divulgação

Para celebrar o próximo Dia das Crianças, o projeto de extensão Brincar terapêutico, da Escola de Enfermagem da UFMG, está promovendo uma campanha para arrecadar brinquedos e artigos diversos de papelaria para as crianças que estão internadas no setor pediátrico do Hospital Municipal Odilon Behrens, de Belo Horizonte. As doações podem ser entregues até o dia 10 de outubro, na caixa localizada no hall de entrada da Unidade, na Avenida Alfredo Balena, 190, campus Saúde.

A coordenadora do projeto, professora Bruna Figueiredo Manzo, explica que a ação, realizada em parceria com o Odilon Behrens, vai propiciar atividades de arte e teatro, jogos e brincadeiras com crianças e adolescentes internados e seus acompanhantes. O objetivo é qualificar o cuidado pautado na humanização, integralidade e segurança do paciente.

"Atividades lúdicas como brincadeiras, desenhos, pinturas, leituras infantis e teatro favorecem o desenvolvimento motor, sensorial e cognitivo da criança e minimizam o estresse, a ansiedade e o desconforto gerados pela internação. Além disso, essas atividades contribuem para a socialização e melhoram a interação entre as crianças, suas famílias e os profissionais da equipe de saúde", enfatiza.

Podem ser doados bonecos de pelúcia, quebra-cabeças, livros infantis, lego e blocos de construção, carrinhos e brinquedos veiculares, jogos educacionais simples, jogos de cartas, de tabuleiro, instrumentos musicais de brinquedo, lápis de cor, tinta guache, cola quente, tesoura, cola branca, livrinhos para colorir, giz de cera, folhas A4 brancas ou coloridas, massinha e materiais para higiene dos brinquedos, como bucha, detergente e álcool.

Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem