Escola de Enfermagem promove simulação de acidente com patinete

Atividade integra a Semana Nacional do Trânsito

Atividade realizada em conjunto com o Corpo de Bombeiros e o Samu BH
Simulação realizada em conjunto com o Corpo de Bombeiros e o Samu BH Divulgação

Organizada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a Semana Nacional de Trânsito começa na próxima quarta, 18, em todo o Brasil, mas a Escola de Enfermagem inicia já nesta segunda, 16, sua participação na campanha de prevenção de acidentes. A partir das 12h, o campus Saúde promove uma simulação do atropelamento de uma pessoa em patinete elétrico por um carro. Denominada Educação, gestão e ação, a iniciativa é uma forma de capacitar e promover a reflexão entre alunos e profissionais de saúde.

“Será um momento para dialogarmos sobre equipamentos de segurança, necessidade de treinamento prévio e o respeito às leis de trânsito que devem orientar o uso de patinetes elétricos como meio de transporte", explica a professora Carla Rona da Silva, do curso de Gestão de Serviços de Saúde. Segundo ela, ainda não existe uma regulamentação específica em Minas Gerais, "mas é preciso estar atento e aderir a esses cuidados, pois o risco de acidentes é muito grande, e a prevenção a agravos, necessária”.  No último dia 7, um empresário morreu em decorrência de um acidente com um patinete elétrico em Belo Horizonte. Roberto Pinto Batista Júnior, de 43 anos, sofreu uma queda e bateu com a cabeça em um bloco de concreto.

Circuito educativo
Na sequência, o curso de Gestão de Serviços de Saúde promove o Circuito educativo, com ações como distribuição de materiais educativos e realização de rodas de conversa temáticas sobre trânsito seguro.

Os participantes também poderão conhecer uma unidade móvel do Samu e se informar sobre os critérios para acionamento do serviço. Profissionais da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti) vão oferecer orientações sobre técnicas de reanimação cardíaca para leigos, enquanto oficiais da Polícia Rodoviária Federal exibirão e comentarão vídeos sobre as principais causas de acidentes de trânsito e fatores de agravamento.

Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem