Notícias Externas

Esculturas em madeira de Mestre Geraldo Cabueta são expostas em Belo Horizonte

Galeria Rodrigo Ratton exibe 39 peças do artista pernambucano reunidas pelo curador da mostra ao longo de 10 anos

O trabalho artístico de Cabueta, falecido em 2019, está espalhado pelo Nordeste
O trabalho artístico de Cabueta, falecido em 2019, está espalhado pelo Nordeste Grupo Balo/Divulgação

Mestre Geraldo Cabueta ganha, de maneira póstuma, a primeira exposição de suas esculturas. Nascido em 1945, em Guaranhuns, cidade do interior pernambucano, o artistas teve contato com o artesanato após perder a primeira esposa. Ele, então, iniciou um relacionamento com uma mulher que trabalhava no comércio de santos e ex-votos,  que são objetos artísticos que os devotos oferecem às suas divindades, em templos e locais de peregrinação, como forma de agradecimento. Vendo as peças produzidas por artesãos, lhe foi despertada a vontade de fazer artesanato e, naquele momento, Cabueta percebeu um grande talento para esculpir em madeira.

Como não sabia ler e escrever, o artista não assinava as suas criações e ninguém sabia quem era o responsável pelas obras. Ele só começou a ser reconhecido após outro artesão levar suas esculturas para uma exposição em um hotel da região. Esta é a primeira exposição individual do trabalho do Mestre Geraldo Cabueta, falecido em 2019, em uma galeria de arte. O programa Noite Ilustrada recebeu, nessa quinta-feira, 10, o galerista, colecionador e pesquisador Rodrigo Ratton, responsável por trazer à capital mineira as obras de Cabueta.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

A exposição das obras do Mestre Geraldo Cabueta fica em cartaz até 10 de abril, na Galeria Rodrigo Ratton, no Shopping 5ª Avenida, que fica na Rua Alagoas, 1314, loja 27 c, Savassi. Mais informações no site e no Instagram da galeria.

Produção: Flora Quaresma, sob orientação de Luiza Glória
Publicação: Alessandra Dantas