Pesquisa e Inovação

Tese de doutorado estuda a produção de cerveja como prática social e de lazer

Produção caseira de cerveja é estudada como prática de lazer em pesquisa de doutorado
Cerveja produzida em casa é uma forma de fugir do padrão para os cervejeiros.
Imagem: pixabay

Você sabia que Belo Horizonte é considerada a Bélgica brasileira? O apelido surgiu nos últimos tempos, com o fenômeno da cerveja artesanal e a consolidação de BH como pioneira no Brasil desse tipo de cerveja, que é uma das marcas registradas do país europeu.
Além de um mercado em ascensão, a produção de cerveja artesanal se tornou um hobby e parte de um estilo de vida alternativo que cresce junto com o sucesso desse tipo de bebida. Em sua tese de doutorado 'Da panela ao copo: a produção de cerveja caseira como prática de lazer', o professor Alessandro Tomasi, do Departamento de Terapia Ocupacional da UFMG, pesquisou a fabricação de cerveja artesanal como um fenômeno social, um lazer libertador, e um modo de vida que nega os padrões. Mas o que exatamente isso quer dizer?
Pra entender esse fenômeno que está cada vez mais presente em BH, o programa Expresso 104,5, da rádio UFMG Educativa, conversou com o professor Alessandro Tomasi, doutor em estudos do lazer, nesta quarta-feira, 17.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

A Tese 'Da panela ao copo: a produção de cerveja caseira como prática de lazer' do professor Alessandro Tomasi está disponível no site da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG. 

Produção: Maitê Louzada e Mariana Prates, sob orientação de Hugo Rafael