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Espaço do Conhecimento lança pesquisa para conhecer perfis de seus públicos

Museu ampliou presença no ambiente digital durante a pandemia

Desde o início da pandemia, o Espaço de Conhecimento UFMG está organizando atividades na modalidade virtual
Fachada digital do Espaço do Conhecimento na Praça da Liberdade, em Belo HorizonteLucas Braga | UFMG

Participantes das atividades virtuais promovidas pelo Espaço do Conhecimento UFMG estão sendo convidados a participar de pesquisa que pretende identificar os perfis de seus diferentes públicos.

Coordenada pela professora Sibelle Cornélio Diniz, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG, a iniciativa, intitulada Estudo de público no Espaço do Conhecimento, pretende obter mais informações sobre os diversos públicos que, durante a pandemia, têm participado das atividades remotas realizadas pela instituição.

Os resultados do estudo poderão subsidiar a elaboração e o planejamento de ações educativas e de mediação, o desenvolvimento de materiais didáticos e paradidáticos, projetos de futuras exposições e ações de comunicação do museu.

De acordo com a professora Camila Mantovani, coordenadora do Núcleo de Comunicação e Design, o Espaço do Conhecimento UFMG, que já tinha forte presença on-line, buscou ampliar o escopo de atividades virtuais. Para isso, foi intensificada a produção de conteúdos na modalidade remota.

"Demos o nome de Espaço virtual ao conjunto de atividades on-line desenvolvidas pelo museu. Apostamos na diversidade de conteúdos e de plataformas e na promoção de entretenimento constante e variado, para manter o interesse do público que já seguia os canais e frequentava as atividades presenciais, e para formar novos públicos, uma vez que o ambiente virtual favorece a adesão de pessoas de qualquer localidade geográfica”, afirmou.

A coordenadora explica que, em 2020, houve aumento significativo no número de seguidores e do alcance de engajamento nos canais do Espaço. “A pesquisa pretende desenvolver uma análise mais aprofundada dos dados obtidos por meio das interações via redes e plataformas digitais, tendo em vista a promoção de diagnóstico das ações de comunicação realizadas, para, dessa forma, reunir elementos que contribuam, de forma efetiva, no planejamento estratégico da organização”, acrescentou. 

Os interessados em colaborar com o estudo devem preencher questionário eletrônico.

Com Assessoria de Comunicação do Espaço de Conhecimento