Extensão

Espaço do Conhecimento celebra solstício de junho com programação especial

Neste ano, o solstício de junho, que representa a chegada do inverno no hemisfério sul, ocorreu na última segunda-feira, 20
Neste ano, o solstício de junho, que representa a chegada do inverno no hemisfério sul, ocorreu na última segunda-feira, 20 coffemann / flickr

Em comemoração ao solstício de junho, o Espaço do Conhecimento UFMG traz, neste fim de semana, programação especial que inclui observação do Sol com telescópio espacial e sessão no Planetário sobre medição do tempo e constelações.

Neste ano, o solstício de junho, que representa a chegada do inverno no hemisfério sul, ocorreu na última segunda-feira, 20, às 19h34. “A celebração desta data é feita há séculos por muitos povos ao redor do mundo e envolve rituais pagãos e religiosos”, diz Leonardo Marques Soares, coordenador do Núcleo de Astronomia.

A observação solar será realizada sábado, 25, e domingo, 26, das 13h às 15h, com telescópio especial próprio que dispõe de alta resolução e de blocos de filtros para proteger a visão. Caso ocorram, os visitantes poderão ver ejeções de massa coronal, erupções de gás ionizado a alta temperatura na superfície do astro, que, em contato com a atmosfera da Terra, provocam auroras polares e falhas em comunicações via rádio, satélite ou sistemas elétricos.
A atividade é gratuita. O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8350.

Marcações do tempo
A programação promove também, às 16h, sessão comentada sobre solstício e diferentes posições do Sol no ano, a partir de projeções do céu na cúpula do Planetário. A atividade, destinada a maiores de 12 anos, abordará também observação cultural das constelações em diferentes períodos da história da humanidade.

Os interessados em participar devem adquirir ingressos, que custam R$ 6 e R$ 3 (meia entrada).