Arte e Cultura

Clima festivo marca programação de fim de ano do Espaço do Conhecimento

Diversidade cultural de Belo Horizonte é uma das inspirações

Programação natalina movimenta o Espaço do Conhecimento, neste fim de ano
Fachada do Espaço do Conhecimento, na Praça da LiberdadeEspaço do Conhecimento / Divulgação

O Espaço do Conhecimento promove, a partir deste sábado, 16, programação especial de fim de ano com apresentações gratuitas e atividades relacionadas com a diversidade cultural de Belo Horizonte.

Neste fim de semana, 16 e 17 de dezembro, os visitantes poderão entrar no clima das festas populares, por meio da intervenção teatral Festa na praça: brincando de fazer festa, a partir das 19h30, que reúne peças com histórias das festividades que tomam conta de praças e parques da cidade.

Além dos esquetes teatrais, os visitantes também poderão mergulhar nos Causos da metrópole, contação de histórias sobre lendas urbanas que povoam o imaginário dos belo-horizontinos, como a loira do Cemitério do Bonfim, o tinhoso que dança gafieira na Avenida Vilarinho, em Venda Nova, e o fantasma que vive no Palácio das Artes. Os visitantes também podem participar compartilhando narrativas que conhecem. A atividade começa às 17h30.

No Percurso Janela lateral, marcado para os dias 17, 19 e 21 de dezembro, sempre às 16h30, os visitantes fazem um passeio pela exposição, nas escadas do Espaço, conhecendo as personalidades musicais que inspiraram o Clube da Esquina. O público será apresentado à história de algumas obras a partir de declamações e canções.

Musical
A arena do prédio Rainha da Sucata, na Praça da Liberdade, recebe, neste sábado, 16 de dezembro, às 19h, a estreia do musical Estação Natal – história que se passa em um cantinho escondido do mundo, onde o tempo caminha a passos bem lentos, e no qual há uma estação de trem. Lá, as notícias chegam pelas bocas dos caixeiros viajantes. Em um dos pátios, personagens pitorescos falam sobre situações cotidianas e desejam apenas o que dá prazer. Até que aparecem Cida, Rute, Silvia, José, Simão, Maria, alguns anjos e um sedutor comerciante. Por meio da música e da dança, o grupo conta uma história que atravessa milênios: o sentido do Natal. A apresentação tem entrada gratuita e classificação indicativa livre.

Estação Natal é uma produção do Projeto Extramuros, do Programa de Dança Experimental da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), que está trabalhando no espetáculo desde agosto. O corpo artístico é composto de professores, alunos e ex-alunos da universidade, além de pessoas da comunidade.

A programação especial de Natal do Espaço do Conhecimento UFMG reúne atividades que celebram a história de BH. Sessões no planetário, oficinas, percursos temáticos, contação de histórias e sarau serão realizadas até 22 de dezembro. Durante o período, o museu funciona das 14h às 21h, de terça-feira a domingo.

O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, 700. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8352, pelo site do Espaço ou pelo e-mail espacoufmg.comunicacao@gmail.com.

Com Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento