Espaço do Conhecimento promoverá 'caçada' a vestígios da Antártica
Crianças que forem ao museu neste sábado, dia 17, também poderão conhecer narrativas da mitologia nórdica

Neste fim de semana, os visitantes do Espaço do Conhecimento poderão fazer as vezes de arqueólogos à procura de traços históricos e científicos no continente mais gelado do planeta ou conhecer a jornada do deus Thor à procura de poderes escondidos em um martelo e outras narrativas da mitologia nórdica.
Com luvas, jalecos, pincéis e lupas, as crianças vão aprender se divertindo na atividade Caça aos vestígios na Antártica, que será realizada neste sábado, 17, a partir das 15h. O "sítio arqueológico" é a exposição temporária Expedição Antártica, que reúne cápsulas sensoriais que mostram as dificuldades de adaptação humana ao território. Os visitantes poderão experimentar os obstáculos criados por neve, vento e escuridão. A atividade é gratuita e tem classificação indicativa de seis anos. Para participar, basta retirar uma senha na recepção. O número de vagas é limitado a 15 pessoas.
Aberta desde o início de dezembro, a exposição Expedição Antártica convida os visitantes a conhecer as espécies que sobrevivem nas terras mais gélidas do planeta, com média de temperatura de -10 ºC no verão. Várias curiosidades sobre as diferentes espécies de pinguins que vivem por ali, como o Papua e o Imperador, a Foca-de-Weddell ou a baleia Orca, que está no topo da cadeia alimentar do continente, poderão ser exploradas até 29 de abril.
Cosmogonia nórdica
A jornada do deus Thor à procura de poderes escondidos em um martelo ficou mundialmente conhecida devido às adaptações para o cinema. A história é apenas uma das várias que narram a visão dos escandinavos sobre o mundo. Essa mitologia é o tema da atividade Cosmogonia nórdica, que também será realizada amanhã, 17, a partir das 18h30.
A sessão levará os visitantes ao mundo dos deuses Odin e Loki, mostrando a crença nórdica desde a criação até o apocalipse viking. A atividade tem como inspiração o livro do britânico Neil Gaiman, que se baseou em manuscritos originais sobre a mitologia escandinava, escrita em islandês por eruditos medievais. A atividade tem classificação indicativa livre e duração média de uma hora. A participação é gratuita.
O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, 700. Para mais informações, acesse o site do Espaço ou suas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.