Saúde

Espaço do Conhecimento lança série de palestras sobre saúde, bem-estar e cidadania

'Papo em pauta' será aberto nesta terça com discussão sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

A agenda 2030 estabelece 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável
A agenda 2030 estabelece 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável gtagenda2030.org.br/ods/

O Espaço do Conhecimento UFMG lança nesta terça-feira, 8 de junho, em parceria com o Instituto Unimed-BH, o projeto Papo em pauta, ciclo de palestras com temáticas relacionadas a saúde, bem-estar, cultura, cidadania e outros assuntos pertinentes da atualidade. 

Com o tema Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): um compromisso com o futuro, a palestra de abertura, agendada para 19h, com transmissão pelo canal do Espaço UFMG no YouTube, reunirá o professor Henrique Zeferino, do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que coordena o Núcleo de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável, e o economista Rafael Tello, fundador e diretor da Watu Sustentabilidade, coordenador da Rede Desafio 2030 e do Hub ODS MG e professor da Fundação Dom Cabral (FDC), da HSM Educação e da Skema Business School. A mediação será feita pela professora Sibelle Cornélio Diniz, da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, coordenadora do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do Espaço do Conhecimento.

Henrique Zeferino abordará o contexto geral dos ODS (origem, características e importância), com foco no papel da ciência, tecnologia e inovação para a sua implementação. Rafael Tello, por sua vez, falará da projeção dos ODS em Minas Gerais e da atuação da Rede Desafio 2030. O público poderá participar com comentários e perguntas enviados pelo chat da transmissão.

Tradição
O Espaço do Conhecimento tem experiência na promoção de debates sobre as mais diversas áreas de conhecimento no âmbito do projeto Café controverso, que foi realizado presencialmente de 2012 a 2019. Com o Papo em pauta, o museu retoma essa tradição de reunir especialistas e público para discutir temas atuais.

Em razão da pandemia, o projeto será iniciado em ambiente virtual, em lives transmitidas pelo YouTube.

O Espaço do Conhecimento UFMG mantém programação diversificada que inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, é resultado da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço, administrado pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), é amparado pela Lei de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH.