Espaço do Conhecimento recebe produções audiovisuais para exibição na fachada digital e no planetário

O Espaço do Conhecimento da UFMG ainda recebe propostas de criação de conteúdo audiovisual que ocupará a fachada digital e o planetário nos próximos meses. O objetivo da seleção é aprofundar o relacionamento com agentes produtores e contribuir com sua formação. Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode submeter propostas e deverá fazê-lo exclusivamente pela internet, por meio de preenchimento de formulário.
O planetário do Espaço do Conhecimento possui um sistema que favorece a integração da projeção simulada da abóbada celeste com a exibição de conteúdo audiovisual pré-renderizado (material pré-gravado para exibição linear que não comporta instalações interativas, games, simuladores e outros recursos do gênero), no padrão fulldome. Com a técnica, o domo assume a função de tela. As possibilidades de uso do equipamento incluem as tradicionais apresentações de astronomia e a projeção de documentários e vídeos com propostas e temas variados.

A fachada digital, por sua vez, é composta de 12 projetores de alta potência, integrados por sistema de divisão e distribuição da imagem. O sistema de som que acompanha a projeção é formado por caixas acústicas localizadas na base e no topo do edifício. A fachada digital digital funciona predominantemente à noite, em geral das 18h às 22h.
Análise das propostas
Um conselho curatorial com docentes da UFMG e profissionais do Circuito Cultural Praça da Liberdade e do Espaço do Conhecimento ficará encarregado de examinar as propostas. O conselho incentivará a produção de conteúdo para os ambientes por meio de editais, analisará propostas audiovisuais e interativas para projeção no planetário e na fachada digital e avaliará periodicamente as produções exibidas nas duas mídias.
Os formulários podem ser preenchidos, a qualquer momento, ao longo deste ano. Eles serão avaliados pelo conselho curatorial conforme calendário disponibilizado no site do Espaço. Mais informações sobre as mídias, sobre as atribuições do conselho e sobre os documentos exigidos para apresentação das propostas estão disponíveis no site do Espaço do Conhecimento.