Cursos

Banco de dados: curso da Estatística atualiza profissionais na aplicação de modelos preditivos

Ver cartaz do evento >

O Departamento de Estatística da UFMG abriu inscrições para o curso de extensão de Modelos preditivos lineares, concebido para a atualização de profissionais, professores e alunos para aplicação de modelos preditivos (ferramenta que usa dados históricos para prever resultados futuros), com uso da ferramenta computacional R, para análise de banco de dados. O curso será oferecido a distância de 9 de abril a 17 de maio de 2025, com aulas síncronas às quartas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 8h às 13h. As inscrições podem ser feitas no site da Fundep.

Tecnologias e ferramentas estatísticas são usadas para manipular, gerenciar, analisar e interpretar dados. Uma delas é a análise de regressão, técnica que estima a relação entre variáveis e, muitas vezes, dá uma visão imediata sobre a organização delas. Trata-se de um método simples, que fornece descrição adequada e interpretável de como variáveis explicativas podem afetar uma variável resposta. Para fins de previsão, até podem superar os mais sofisticados modelos não lineares, especialmente em situações com pequeno número de casos de treinamento, baixa relação sinal-ruído ou dados esparsos.

Ministrada pelo professor Fábio Nogueira Demarqui, do Departamento de Estatística, a formação tem carga horária de 45 horas e alia conhecimentos teóricos e computacionais, usando basicamente o software R para estimação do modelo. Os exemplos são demonstrados por meio de aplicações em bancos de dados. O investimento é de R$ 500, em parcela única.

Outras informações podem ser solicitadas por meio do dest@est.ufmg.br.

Descrição Imagem
Exemplo de diagrama com modelo preditivo linear Imagem: researchgate.net