Extensão

Espaço do Conhecimento UFMG oferece sessões de astronomia online

'Descobrindo o céu' durante o período de isolamento social

Com objetivo de continuar oferecendo conteúdo de qualidade para pessoas que frequentavam o planetário antes do isolamento social, atrair novo público que tenha interesse nos fenômenos astronômicos e corpos celestes, o Espaço do Conhecimento da UFMG iniciou no dia 14 de maio deste ano as sessões online de astronomia Descobrindo o Céu. As sessões guiadas abordam diferentes temas da astronomia e são realizadas com apoio do software Stellarium, ferramenta gratuita que simula de forma fiel o céu de qualquer dia, ano e lugar. 

As sessões são planejadas e executadas pela equipe do Núcleo de Astronomia do Espaço do Conhecimento UFMG. São abordados temas como características dos planetas, cultura estelar e orientação pelas estrelas. Cada encontro conta com uma pessoa para apresentar o conteúdo e outra para mediar o chat com o público. Ambos protegidos e mantendo uma distância mínima de dois metros, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Os visitantes podem enviar perguntas pelo chat, que serão respondidas ao final de cada sessão. 

Existe a possibilidade de dar continuidade às sessões de astronomia online após o período de isolamento social, com formato aprimorado. De acordo com o coordenador do Núcleo de Astronomia do Espaço do Conhecimento da UFMG, Carlos Villani, desde sua primeira sessão, o projeto Descobrindo o Céu teve grande interesse e participação do público, com encontros repletos de perguntas. Villani acredita que isso se deve à facilidade de acesso ao conteúdo online — o que atraiu um novo público, e à possibilidade de interação com os mediadores. 

As sessões guiadas são realizadas todas as quintas-feiras, das 17h às 18h, pelo Zoom Cloud Meetings, aplicativo gratuito que pode ser baixado no computador ou celular. São disponibilizadas 100 vagas e a participação é gratuita. O link e o tema dos encontros virtuais são divulgados toda quinta, às 15h30, na página www.ufmg.br/espacodoconhecimento/descobrindooceu. A sala é aberta às 16h30 e a sessão começa às 17h. 

Produção: Daiany Nogueira ; Imagens: Acervo Espaço do Conhecimento - Núcleo de Astronomia; Diógenes Pires; Letícia Rioga; Ravik Gomes; Edição de imagens: xxx;  Edição de conteúdo: Jessika Viveiros;