Pesquisa e Inovação

Especialista britânica em saúde infantil participa de atividades na UFMG

Monica Lakhanpaul está em Belo Horizonte por duas semanas e marcará presença em seminários, reuniões e visitas a comunidades

Monica Lakhanpaul: entender a cidade com o olhar das crianças
Monica Lakhanpaul está na UFMG como professora visitante pelo programa Capes PrIntFoto: Divulgação

A professora Monica Lakhanpaul, da University College London (UCL, Reino Unido), médica especialista em saúde infantil, visita a UFMG nesta semana e na próxima, com participação em uma série de eventos e atividades que unem pesquisa, ensino e extensão.

A pesquisadora britânica de ascendência indiana fará palestra nesta quarta-feira, 11 de outubro, das 9h30 às 11h, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Neurociências da UFMG. O evento terá lugar na sala J2-222 do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), no campus Pampulha. A palestra será em inglês, e perguntas poderão ser formuladas em português.

Na quinta-feira, 19, Monica Lakhanpaul, que atua no Institute of Child Health, da UCL,  participará do simpósio Cidade e bem-estar infantil, no auditório da Escola de Arquitetura da UFMG, a partir das 14h. Ela vai tratar de saúde das crianças no debate que tem como um de seus focos a mobilidade infantil independente. Estarão presentes também Alessandro Filla Rosanelli, da Universidade Federal do Paraná, Jenny Mindell, da UCL, Manoel Rodrigues Alvez, da USP, e Rosario Ruiz de Gamboa, da Pontificia Universidad Católica de Chile.

Mobilidade independente
De acordo com a professora Paula Barros, da Escola de Arquitetura, o conceito de mobilidade infantil independente refere-se à liberdade da criança de explorar os arredores de suas casas, o que é fundamental para o desenvolvimento infantil pleno. “Essa liberdade foi muito reduzida nos últimos 20 anos, e o Brasil é um dos países com os mais baixos índices de mobilidade infantil. Nosso grupo de pesquisa trabalha com a ideia de transformar espaços públicos para que eles sejam mais acolhedores, com base na importância de entender a cidade com base no olhar das crianças”, explica.

Na quarta-feira, 18, estudantes da UFMG e professores serão guiados por alunos da Escola Municipal Ulisses Guimarães em percurso no Morro do Papagaio, em Belo Horizonte. Pesquisa coordenada por Paula Barros e financiada pelo CNPq, com participação de Monica Lakhanpaul – Habitações verticalizadas de interesse social, espaços livres e mobilidade infantil independente: coprodução de conhecimento no Aglomerado Barragem Santa Lúcia –, gera subsídios para esforços conjuntos com a Prefeitura de BH visando promover transformações na cidade.

A professora britânica está na UFMG com professora visitante, pelo programa Capes PrInt, atendendo a chamada da Pró-reitoria de Pós-graduação. As atividades estão sendo realizadas com apoio também da Fapemig, das escolas de Arquitetura e Belas Artes, do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e da Pró-reitoria de Extensão.

Outras informações sobre a programação com a presença da pesquisadora britânica podem ser solicitadas à professora Paula Barros pelo e-mail lpaulabarrosl@gmail.com.