Pesquisa e Inovação

Pesquisadores em retórica de 14 países reúnem-se na UFMG neste mês

Eventos abrigarão discussões sobre temas que vão da filosofia antiga a questões pós-modernas; inscrições para ouvintes terminam no dia 10

'Platão e Aristóteles, ou Filosofia', painel de mármore no Campanário de Giotto, em Florença
'Platão e Aristóteles, ou Filosofia', painel de mármore em Florença Luca della Robbia / Domínio Público

A Associação Latino-americana de Retórica (ALR) e a Sociedade Brasileira de Retórica (SBR) promovem, de 20 a 24 de agosto, a 4ª edição das Jornadas da ALR e o 5º Congresso Brasileiro de Retórica. Os eventos vão reunir estudiosos das áreas de análise do discurso, teorias da argumentação e linguística em conferências, palestras, mesas-redondas, comunicações e um TouRetórico em Ouro Preto.

Reunindo pesquisadores de 14 países, o evento terá apresentações em português, espanhol, inglês, francês e italiano, abordando temas que vão da filosofia antiga a questões pós-modernas. As 164 comunicações paralelas inscritas relacionam a retórica a temas como arquitetura, artes visuais, direito, história, literatura, música e religião.

Na apresentação, os organizadores destacam que o encontro será em memória à vereadora Marielle Franco e salientam a importância da retórica em um momento tão delicado: “Mostrar a interação entre teoria e prática, entre pesquisa, ensino, política e cidadania tornou-se para nós não um tema, mas uma perspectiva, por meio da qual podemos conviver e sobreviver com nossa pluralidade de visões de mundo e de defesa das palavras, imagens e de tudo o mais que sustenta, respeitosamente, nossa civilização e nossa civilidade”. 

Máquina retórica
A Igreja de Nossa Senhora do Carmo, na histórica Ouro Preto, vai sediar, no dia 22 de agosto, a mesa-redonda A máquina retórica, com os professores João Adolfo Hansen, sócio honorário da SBR, e Rodrigo Bastos, autor de premiada tese sobre a cultura barroca da Vila Rica e a retórica. A mesa terá como moderadora a escritora, professora e curadora Guiomar de Grammont. A visita à antiga capital de Minas Gerais contará com um TouRetórico pela cidade.

Nos dias 20, 21, 23 e 24 de agosto, o evento ocupará os auditórios da Reitoria, da Escola de Música, da Faculdade de Letras (Fale), além de salas de aula na própria Letras. O congresso é aberto ao público, mas, para receber certificado de participação, o interessado deve se inscrever até 10 agosto. Mais informações estão disponíveis no site do evento.