Ensino

Especialização em Formação de Educadores de Saúde vai selecionar 23 professores orientadores

Inscrições serão abertas nesta segunda-feira, 22

Prédio da Escola de Enfermagem, unidade responsável pela oferta da formação
Prédio da Escola de Enfermagem, unidade responsável pela oferta da formação Foca Lisboa / UFMG

A especialização em Formação de Educadores de Saúde, ofertada pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFMG, abre,  nesta segunda, 22, processo para selecionar 23 professores orientadores de trabalhos de conclusão de curso. Os candidatos devem ser, prioritariamente, docentes concursados da UFMG,  ativos ou aposentados. Professores externos à instituição poderão preencher as vagas remanescentes, em caráter excepcional, conforme estabelecido pelo edital de seleção.

Para participar do processo seletivo, os interessados deverão ter concluído o mestrado e ter experiência profissional mínima de um ano no magistério superior – períodos de estágio docente não serão considerados.

As inscrições devem ser feitas até as 17 horas do dia 8 de agosto, por meio de formulário eletrônico, ao qual deverão ser anexados os documentos listados no item 6 do edital, reunidos num arquivo com até 25 MB, em formato PDF.

A seleção será baseada na análise de currículo – etapa eliminatória e classificatória – e da carta de intenções enviada pelos candidatos no momento da inscrição. O resultado final, após a interposição de recursos, será divulgado no dia 10 de setembro.

Atribuições
Os selecionados terão como atribuições orientar e avaliar os trabalhos propostos pelos alunos, a fim de garantir o alinhamento com os objetivos do curso, zelar pela adequação dos TCCs às normas da ABNT e da língua portuguesa, participar das bancas de defesas de seus orientandos e de outros estudantes e conhecer o material pedagógico que estabelece as diretrizes para elaboração das monografias. Eles também deverão ter disponibilidade para cumprir a carga horária de 20 horas semanais, incluindo eventuais atividades aos sábados.

Os aprovados atuarão como Professor Formador I ou II (classificação adotada pela Capes que considera o tempo de atividade do docente) e contarão com bolsas mensais de R$ 1.100 e de R$ 1.300, respectivamente.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail cefesufmg@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-9170.

Com Assessoria de Comunicação do Caed-UFMG