Notícias Externas

Espetáculo Circuito Iago se baseia em Otelo, de Shakespeare

Apresentação de dança é inspirada em texto de Shakespeare
Apresentação de dança é inspirada em texto de Shakespeare Foto: Renata Silva

Otelo, o Mouro de Veneza, é uma tragédia clássica escrita por William Shakespeare por volta de 1603. A obra trata de temas como racismo, amor, ciúme e traição, ao contar a história de Otelo, um general Mouro, casado com a bela Desdêmona, que, ao ser nomeado governador de Chipre, indica o amigo Cássio como tenente, despertando a inveja em Iago, um dos oficiais subalternos. Esse então passa a tramar uma vingança cruel, insinuando a traição de Desdêmona com o recém-nomeado tenente.

O texto, muito popular até hoje, já ganhou versões no cinema, ópera, teatro e também na dança, como é o caso do projeto Circuito Iago, idealizado pelo professor de dança da Universidade Federal de Uberlândia Fernando Barcellos. Nessa versão, Fernando explora o diálogo entre a linguagem e a dança, com o objetivo de criar uma conversa efetiva com o público e eliminar o distanciamento entre o artista e a plateia.

Nesta quinta-feira, 30, o professor Fernando Barcellos falou sobre a adaptação em entrevista ao programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Outras informações podem ser consultadas na página do Coletivo Sala Vazia no Facebook.

Produção de Rodolfo Morais, sob orientação de Hugo Rafael