Arte e Cultura

Espetáculo inspirado em coreógrafa negra será apresentado nesta noite

'Caminhos até Mercedes' integra programação de evento sobre descolonização da arte

Espetáculo Caminhos até Mercedes
Espetáculo Caminhos até Mercedes Grupo Emú - Divulgação Facebook

Primeira negra a atuar profissionalmente no Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e ativista do protagonismo do artista negro na dança no Brasil, a bailarina e coreógrafa Mercedes Baptista (1921-2014) inspira o espetáculo Caminhos até Mercedes, que será encenado pelo Grupo Emú, do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, às 19h30, na Sala Preta da Escola de Belas Artes, no campus Pampulha da UFMG.

A apresentação faz parte do II Encontro EnegreSer: descolonizando o corpo e a arte, iniciativa dos estudantes do curso de licenciatura em Dança da Escola de Belas Artes. “Quando falamos em descolonizar a arte, significa olhar mais criticamente para o nosso próprio corpo e perceber o que temos dessa colonização, do povo indígena, do povo negro e de outras etnias", explica Júlia Martins, que protagoniza a performance Diria (assista ao vídeo produzido pela TV UFMG).

Para outra estudante, Anne Vaz, não há uma “receita pronta” para promover essa descolonização. Assim, o encontro busca propostas de reparação de uma série de erros históricos. “As perjúrias, desde o período da escravidão até hoje, são muito salientes no inconsciente social. É daí que nascem os preconceitos, o racismo, inclusive” afirma.

Nesta sexta, às 20h, também está prevista a roda de conversa Corpo-território: ocupações estéticas e formação. As atividades são gratuitas e abertas ao público. A programação do EnegreSer segue até sábado, 30, com uma oficina sobre poéticas do corpo negro, restrita a participantes previamente inscritos.