Arte e Cultura

Espetáculo sonoro do Galpão vai ao ar neste sábado na UFMG Educativa

Experiência radiofônica 'Quer ver escuta' será apresentada a partir das 19h; reapresentação será na quinta (29), às 17h

Inês Peixoto é uma das atrizes da primeira incursão do Galpão no rádio
Inês Peixoto está na primeira incursão do Galpão no rádio Divulgação / Grupo Galpão

A Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) apresenta, neste sábado, 24, o espetáculo radiofônico Quer ver escuta, do Grupo Galpão. A veiculação d espetáculo teatral sem imagens, totalmente baseado no som, começa às 19h. A montagem foi produzida em isolamento, e é a primeira imersão do Galpão em um projeto de rádio. A obra sonora reúne experimentações, memórias e poesias, que revelam a história de diversos personagens em busca de sentido para suas vidas. 

A montagem tem a poesia contemporânea como fio condutor e é resultado de experimentos sonoros, realizados nos últimos meses, pelos atores e atrizes do Grupo, sob a direção de Marcelo Castro e Vinicius de Souza. Sons, ruídos, músicas, palavras e silêncio são alguns dos elementos que convidam o ouvinte a adentrar numa narrativa que mistura ficção e documentário, promovendo um descanso das telas e estimulando o exercício da imaginação. A peça busca oferecer uma exploração das possibilidades de escuta, da potência da poesia e da força do rádio. 

No programa Conexões desta sexta-feira, 23, a jornalista Luíza Glória conversou com a atriz Inês Peixoto, integrante do Galpão, que detalhou o processo de produção e falou sobre a estreia do grupo no rádio e na UFMG Educativa.

"Inicialmente, esse projeto seria um desafio nosso de levar a poesia brasileira contemporânea de poetas vivos para os palcos. Quando começou a pandemia, o projeto parou. Como ainda não seria possível retornar aos palcos, a gente mergulhou neste projeto de tocar a poesia neste espaço, que o Galpão nunca tinha habitado. A gente faz teatro nas ruas, nos palcos, até em plataforma de petróleo já havíamos nos apresentado, mas em ondas sonoras ainda não havíamos experimentado", explicou.

A reapresentação do espetáculo será na quinta-feira, 29, às 17h.

Produção: Laura Portugal, sob orientação de Luíza Glória