Estrela portuguesa do jazz vai ministrar oficina de canto e improvisação

Estão abertas, até 13 de julho, as inscrições para oficina Canto e improvisação, que será ministrada pela cantora e professora portuguesa Maria Jacinta Ramos. De 18 a 22 deste mês, cantores e instrumentistas com experiência em jazz ou em música popular terão a oportunidade de trocar experiências com a detentora do único disco de ouro da história do jazz português.

A oficina, que será realizada na sala 1030 da Escola de Música da UFMG, das 14h às 17h, propõe o desenvolvimento de habilidades em canto por meio de abordagens como treino auditivo e apreensão harmônica de um tema, improvisação vocal por meio de frases rítmicas e melódicas integradas a uma estrutura formal e harmônica, uso de inflexões vocais, dinâmica, articulação e interpretação.

Maria Jacinta Ramos
Maria Jacinta Ramos Fanpage da artista no Facebook

Durante grande parte de sua carreira, Maria Jacinta Ramos teve seus trabalhos gravados pela norte-americana Blue Note, maior selo da história do jazz. Ela é mestre em jazz-performance pela Manhattan Schoolof Music, em New York, licenciada em composição clássica pela Universidade de Aveiro e atualmente trabalha como docente substituta da Universidade Federal do Piauí.

No total, a oficina dispõe de 10 vagas, e os inscritos devem levar roupa e sapatos confortáveis, para facilitar sua movimentação e apoio corporal, além de partituras de três canções que deverá dominar: umamedium swing, uma balada e uma bossa nova, blues ou swing brasileiro.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pela internet