Lazer e esporte

Estudante da UFMG desenvolve software de análise de jogadores em campo

Gravol Sports auxilia treinadores de futebol a analisar partidas gravadas em vídeos

Apresentaçao final do Gravol Sports no programa Sportstech da University of California, em Maio de 2019
Apresentação final do Gravol Sports no programa Sportstech da University of California, em Maio de 2019 Acervo Pessoal

Medir e aprimorar o desempenho de atletas é o objetivo da startup Gravol Sports, que desenvolveu um software de análise de métrica dos jogadores em campo. O software coleta dados sobre posse de bola, finalizações, número de passes, posicionamento e distância percorrida e entre os atletas, criando uma base de dados estatísticos sobre cada atleta e otimizando o tempo da comissão técnica das equipes. A startup foi criada pelo estudante de Engenharia Mecânica da UFMG Arthur Araújo, enquanto fazia intercâmbio no Vale do Silício, nos Estados Unidos, conhecido como um polo de tecnologia mundial. No mês passado, a startup concorreu e foi nomeada uma das vencedoras na categoria Universitários do programa Acelera Startup, promovido pela Federação Paulista de Futebol, com apoio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

O estudante 9º de Engenharia Mecânica da UFMG, Arthur Araújo, conversou com o programa Expresso 104,5, da rádio UFMG Educativa, nesta segunda-feira, 16.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Mais informações sobre a Gravol Sports no site gravolsports.com.br.

Produção: Mariana Prates, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória