Estudante da UFMG é premiado por software de datificação de atletas

Análise de dados tem crescido no esporte, segundo professor da EEFFTO

O estudante de Engenharia Mecânica da UFMG Arthur Ribeiro desenvolveu o Gravol Sports, ferramenta que auxilia os clubes em relação aos dados dos atletas, como posse de bola e finalizações.  O software foi premiado durante o Acelera Startup – Futebol Paulista, concurso promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e Federação Paulista de Futebol (FPF).

O programa fornece dados aprofundados de posse de bola, finalizações, número de passes, posicionamento e distância percorrida entre os atletas, que otimiza o tempo da comissão técnica e da gerência de futebol na análise de jogos e treinos, gerando uma base de dados com estatísticas e vídeos de cada jogador.

Segundo o coordenador do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (EEFFTO) Gustavo Peixoto o uso de dados no esporte é recente, mas tem se mostrado indispensável para a gestão dos clubes e aperfeiçoamento tático.

Entrevistados: Arthur Ribeiro - CEO Gravol Sports; Gustavo Peixoto - professor Depto. Esportes - EEFFTO/UFMG

Equipe: Luiz Cisi (produção e reportagem); Samuel (imagens) Kennedy Sena (edição de imagens); Jessika Viveiros (edição de conteúdo)