Saúde

Estudantes, TAEs e professores que atuam em unidades de saúde podem se cadastrar para vacinação

UFMG mantém contato permanente com a PBH para reforçar necessidade de imunizar seus trabalhadores da área

Estudantes de medicina da UFMG
Estudantes de Medicina da UFMG: com o cadastro, PBH pretende dimensionar a demanda por imunização dos trabalhadores da saúde Lucas Braga | UFMG

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu o cadastro para a vacinação de trabalhadores da área da saúde que ainda não foram imunizados com a primeira dose contra a covid-19.

A comunidade da UFMG deve ficar atenta, pois, nesta etapa, também devem se inscrever os estudantes da área técnica que fazem estágio em unidades de saúde, assim como os servidores docentes e técnico-administrativos em educação (TAEs) que também atuam nesses locais.

De acordo com a PBH, o objetivo do cadastro “é fazer o dimensionamento do quantitativo de trabalhadores da saúde de BH que ainda não foram vacinados na campanha de vacinação em andamento” – não se trata, portanto, de agendamento.

A imunização ocorre à medida que novas doses sejam disponibilizadas para a PBH e em conformidade com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. O cadastro do estudante e dos demais profissionais que atuam em unidades de saúde deve ser feito por meio de formulário eletrônico, disponível no site da Prefeitura.

São considerados trabalhadores da saúde os indivíduos que, independentemente da atividade, trabalham em estabelecimentos como hospitais, clínicas, consultórios, ambulatórios, unidades básicas, laboratórios, farmácias, drogarias, cemitérios e funerárias e em ambientes de assistência, vigilância, regulação e gestão à saúde.

Acompanhamento
Em ofício encaminhado nesta terça-feira, dia 23, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida solicita aos diretores de unidades acadêmicas e especiais que encaminhem essa orientação aos servidores docentes e técnico-administrativos, estudantes e trabalhadores terceirizados que possam se enquadrar nessas categorias. “A UFMG, conforme temos relatado, está acompanhando de perto todo o processo de vacinação em Belo Horizonte para apoiar a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMS/BH) em suas ações no que for demandada e também para informar sobre o público-alvo na Universidade, de acordo com os critérios de prioridade estabelecidos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde e com a sequência prevista”, registrou a reitora no documento.

De acordo com a dirigente, a UFMG, tão logo é divulgada a chegada de nova remessa de doses, entra em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para reforçar a necessidade de imunizar seus servidores que se enquadram nos critérios estabelecidos. “Da mesma forma, já foi encaminhada à Secretaria Municipal de Educação, conforme nos foi solicitado, o quantitativo de pessoas que fazem parte da comunidade da UFMG para que haja priorização dentro das projeções da PBH”, acrescenta Sandra Goulart.