Ensino

Estudantes debatem inclusão e acessibilidade nos campi

Evento será realizado de 25 a 27 de setembro

Leitura em braille:
Leitura em braille: evento pretende discutir a acessibilidade sob vários aspectos
Foca Lisboa / UFMG

Palestras, roda de conversa, exibição de documentário e oficina compõem a Semana de Debate sobre a Luta pela Inclusão na Universidade, que será realizada, de 25 a 27 de setembro, na Faculdade de Letras (sala 2000), no campus Pampulha. O evento é organizado pelo Diretório Acadêmico da Unidade.

Duas palestras estão programadas para segunda-feira, dia 25: às 11h, o servidor Romerito Costa Nascimento fará uma apresentação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), órgão da UFMG responsável pela gestão de ações nessa área. Às 18h, será abordada a sexualidade da mulher com deficiência. 

No dia seguinte, a programação prevê uma roda de conversa com o tema A acessibilidade no campus em suas diversas vertentes, a partir das 18h. "Com o evento, esperamos não só conscientizar, mas também mobilizar as pessoas a promover uma universidade acessível", afirma a estudante Isadora Castro, secretária do DA. 

No último dia, 27, às 11h, será exibido o documentário Ser é ver sentir, seguido de debate. Uma oficina de vivências coordenada por Romerito Costa Nascimento encerra as atividades. O documentário está disponível abaixo: 

 A Semana, gratuita, é aberta a todos os estudantes da Universidade. Para participar, basta comparecer à sala 2000, onde ocorrerão as atividades. Haverá emissão de certificado. 

Outras informações estão disponíveis na página do Facebook do DA.