Estudantes estrangeiros concluem curso 'Understanding Brazil'

Encerramento oficial reuniu estudantes, coordenadores do curso e dirigentes da UFMG Foto: Foca Lisboa / UFMG

Termina nesta sexta, 14, com visita ao Inhotim, o curso Understanding Brazil, oferecido neste mês pela UFMG a 25 estudantes estrangeiros. O encerramento oficial das aulas, ministradas em inglês, ocorreu na tarde desta quinta-feira, 13, na Faculdade de Ciências Econômicas, com presença da vice-reitora Sandra Goulart Almeida.

Com duas semanas de duração, o curso foi ministrado por equipe de professores de diversos departamentos da UFMG. De segunda a quinta, pela manhã, houve palestras de conteúdos correlatos a aspectos-chave do Brasil, como política brasileira, história, relações internacionais, geografia, direito, economia, artes e cultura.

À tarde, foram ministradas aulas de português para estrangeiros e às sextas-feiras ficaram reservadas para excursões para Ouro Preto (dia 7) e Inhotim. A programação incluiu, ainda, mostra brasileira de cinema. Os estudantes são provenientes de 12 países: Alemanha, Áustria, China, incluindo Hong Kong e Taiwan, Colômbia, Peru, Coreia do Sul, Estados Unidos, Reino Unido e Sérvia.

Interesse
Coordenador do Centro de Estudos da Ásia Oriental, o idealizador da iniciativa, professor Gilberto Libânio, avalia que o curso, inédito na UFMG, foi “muito bem-sucedido” e pode se tornar “a primeira edição de muitas”. Segundo ele, universidades da Inglaterra, da Austrália e dos Estados Unidos manifestaram interesse em enviar alunos para outras turmas do curso.

Professor do Departamento de Ciências Econômicas, Libânio informou que alguns dos participantes sinalizaram com a possibilidade de voltar por um período mais longo, devido ao seu interesse por questões abordadas no curso. “A visita a Ouro Preto também foi muito positiva. Os estudantes se surpreenderam com a diversidade, ao comparar a cidade com Belo Horizonte”, relata.

Libânio também se mostrou satisfeito com o sistema de acolhimento adotado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), que operou com o conceito de “apadrinhamento” dos visitantes por estudantes brasileiros. Gilberto Libânio divide a coordenação do curso com o professor Alexandre Cunha, coordenador do Centro de Estudos Europeus.

Programação do curso:

Dia 3: Uma breve história do Brasil – Junia Furtado, do Departamento de História
Dia 4: Geografia do Brasil – Roberto Luis Monte-Mór, do Departamento de Economia
Dia 5: Uma introdução à cultura brasileira – Frederico Canuto, do Departamento de Urbanismo
Dia 6: Sociedade brasileira – Corinne Davis, do Departamento de Sociologia e Antropologia
Dia 10: Legislação brasileira – Aziz Saliba, da Faculdade de Direito
Dia 11: Fundamentos do sistema político brasileiro – Bruno Reis, do Departamento de Ciência Política
Dia 12: Economia brasileira – Gustavo Britto e João Romero, do Departamento de Economia
Dia 13: Aspectos-chave das relações exteriores brasileiras – Dawisson Lopes, do Departamento de Ciência Política
Dia 14: Arte contemporânea brasileira no Inhotim – Isabela Prado, da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg)