Extensão

Projeto que reutiliza água de lavadora de roupa para produzir sabão vence UFMG Jovem

Trabalho foi um dos premiados na 20ª edição; qualidade impressionou comissão avaliadora

Estudantes da Escola
Estudantes de Santo Antônio do Amparo: sabão sustentável produzido com água de lavadoras de roupaComunicação / Proex

O auditório do CAD1, no campus Pampulha, foi palco da cerimônia de encerramento e premiação dos trabalhos da 20ª UFMG Jovem, nesta sexta-feira, 20 de setembro. A qualidade das produções apresentadas impressionou a organização e o público que prestigiou a feira em seus 20 anos de popularização e divulgação científica.

Estudantes da Escola Estadual Newton Ferreira de Paiva, de Santo Antônio do Amparo (MG), conquistaram o primeiro lugar do ensino médio com trabalho sobre a reutilização da água de lavadoras de roupa para a produção de sabão sustentável. Ele foi apresentado pela turma do segundo ano da professora Raquel Helena Alves Campos. “Os alunos ficaram muito felizes, motivados e conscientes sobre a importância dessa experiência para suas vidas”, disse Raquel Campos, também muito emocionada.

Turma de Manhuaçu desejar levar resultados do projeto de manejo de pombos para outras instituições
Turma de Manhuaçu deseja levar experiência do projeto de manejo de pombos para outras instituições Comunicação / Proex

O primeiro lugar do ensino fundamental ficou com os estudantes do nono ano da Escola Estadual Ana Mendes Pereira Dutra, de Manhuaçu. O grupo desenvolveu trabalho sobre manejo ecológico e controle de pombos na comunidade de São Pedro do Avaí. Eles agora pretendem levar os resultados alcançados para outras instituições do município. “Sabemos que nosso trabalho pode salvar vidas, por isso pretendemos levá-lo a outras escolas e creches de Manhuaçu”, anunciou o estudante Otávio Dornelas.

Pedro Gilberto Silva, da Escola Estadual João Pinheiro, de Ituiutaba (MG), recebeu o prêmio de Professor Destaque do Ensino Médio. “A participação na UFMG Jovem ofereceu ao aluno a possibilidade de interpelar os problemas sociais e novas perspectivas de vida”, afirmou.

De acordo com a professora da UFMG Ana Cristina, que integra a Comissão Avaliadora da 20ª UFMG Jovem, a qualidade da produção surpreendeu os avaliadores – representantes de diversas áreas, saberes e instituições. “Houve uma diversidade incrível de trabalhos. O esforço maior foi escolher entre tantas produções de qualidade. As escolas realmente se superaram”, disse ela. A coordenadora da UFMG Jovem, Débora d'Ávila Reis, destacou o "protagonismo e envolvimento dos estudantes com a iniciativa da pesquisa científica”.

Participação de estudantes da formação indígena foi uma das novidades da 20ª edição
Participação de estudantes da formação de educadores indígenas foi uma das novidades da 20ª edição Comunicação / Proex

Educadores indígenas
Uma das grandes novidades foi a participação dos alunos da Formação Intercultural de Educadores Indígenas (Fiei), da Faculdade de Educação, na Comissão Avaliadora e na Explora UFMG Jovem. “A temática da UFMG Jovem também veio para demonstrar que o espaço da Universidade é também para os povos indígenas”, destacou, durante o evento, o coordenador da Fiei, professor Paulo Maia.

A solenidade contou ainda com a presença da pró-reitora adjunta de Extensão da UFMG, Janice Amaral, do diretor de Divulgação Científica da UFMG, Yurij Castelfranchi, de servidores e da equipe da Diretoria, que se empenhou, nos últimos meses, na organização da feira. “Agradecemos à nossa equipe e à rede de apoiadores. Diante de um cenário atual de cortes, a 20ª edição da UFMG Jovem deu uma grande demonstração de que a Universidade resiste e consegue fazer milagres com a ajuda de atores importantes que acreditam no diálogo com o ensino básico e na transformação do conhecimento”, afirmou Yurij Castelfranchi.

Veja a lista de premiados.

Perguntas
Pela primeira vez, estudantes da educação infantil participaram do evento. As crianças fizeram perguntas e descreveram suas descobertas em relação ao ambiente que os rodeia. A experiência foi relatada em vídeo da TV UFMG.

Com Assessoria de Comunicação da Proex