Institucional

Estudo sobre o uso dos quadrinhos no aprendizado de ciências ganha destaque no Boletim

Boletim 1941

Conceitos científicos complexos, como o de densidade, podem ser apreendidos com mais facilidade por estudantes do ensino básico com o auxílio da linguagem dos quadrinhos, conclui estudo da professora Adriana Rodrigues, apresentado como dissertação de mestrado na Faculdade de Educação. A pesquisa, resultado de investigação em sala de aula, é destacada na edição 1941 do Boletim UFMG, que circula nesta semana. Sua versão digital já está disponível para leitura. Confira.

Reportagens

A ordem é integrar
UFMG e governo de Minas firmam parceria para articulação acadêmica e pedagógica entre os ensinos superior e básico.

O melhor remédio para o fígado
Equipe da UFMG propõe o desenvolvimento de ações de educação científica destinadas à prevenção de falência hepática.

HQs para ensinar e aprender ciência
Pesquisa desenvolvida na FaE analisa impacto da linguagem dos quadrinhos na fixação de conceitos científicos.

Além do que os olhos podem ver
Curso no Centro de Microscopia da UFMG habilita peritos da polícia civil para uso de microscópio de última geração.

Docência a distância
Projeto de grupo da Arquitetura elabora e dissemina sistemas de teletrabalho para atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Acontece
UFMG vai financiar projetos acadêmicos e de ações afirmativas de estudantes. Prazo de encaminhamento das propostas foi prorrogado até segunda-feira, dia 30.

Academia Translacional
"É desafiador para nós, educadores/formadores, expor os discentes à efemeridade do que ensinamos e aos aspectos não científicos envolvidos na construção do conhecimento", defende, em artigo, a professora Valéria Ruiz de Souza, do ICB.