Notícias Externas

Evento com Raquel Bolinho e outros artistas convida público a acompanhar pintura ao vivo

‘Mostra de Arte do Bolinho – BH é quem?’ celebra a cultura urbana e do grafite com nomes como Clara Valente, Nowone, Skritor, Goma, Fênix e Comum

Bolinho, considerado um ícone de BH, ganha exposição própria
Bolinho, considerado um ícone de BH, ganha exposição própria Arquivo pessoal

Quem mora em Belo Horizonte ou frequenta a cidade provavelmente já viu a imagem de um cupcake colorido estampando várias paredes da capital. Essa personagem que hoje é considerado um dos ícones de BH é o Bolinho, obra da grafiteira Maria Raquel, também conhecida como Raquel Bolinho. Desde sua criação em 2009, sempre com cores vibrantes e traços fortes, já foram pintados centenas de Bolinhos diferentes por todos os cantos da cidade.

A criadora do pequeno cupcake idealizou com a produtora Nayara Amorim a Mostra de Arte do Bolinho - BH é quem?, que começa nesta quinta, 3, e celebra a cultura urbana e o grafite. O evento convida o público a acompanhar o processo de criação de Raquel Bolinho, assim como de diversos artistas convidados enquanto pintam as telas da exposição ao vivo. Entre os convidados estão grandes nomes do grafite de Belo Horizonte como Clara Valente, Nowone, Skritor, Goma, Fênix e Comum.

Quem falou sobre a mostra para o programa Expresso 104,5 desta quarta, 2, foi Nayara Amorim, uma das idealizadoras da exposição. Na conversa, a produtora compartilhou que a ideia é, a partir da popularidade do Bolinho, levar esse público a conhecer mais sobre o grafite na cidade em um processo de interação. Ela também destacou esse diferencial de exibir o processo de criação ao vivo, já que geralmente as pessoas têm acesso à tela já pronta.

Além disso, conforme afirmou a entrevistada, um dos pontos principais é colocar duas mentes no desafio de criarem juntas, pois a cada dia Raquel Bolinho vai pintar em conjunto com um convidado, que traz sua característica e sua história pessoal para o processo. Para Nayara Amorim, “a ideia da mostra é tentar  entender um pouco do que é Belo Horizonte pelo ponto de vista dos artistas da arte urbana. Através do olhar deles, esses artistas conseguem refletir na arte o que é a cultura de Belo Horizonte”.

O evento será realizado entre os dias 3 e 5 e 10 e 12 de junho, no espaço Spot Cuture, de maneira presencial com distanciamento social e limitação de público, seguindo todos os protocolos sanitários, mas contará também com transmissão em tempo real no perfil Quero Bolinho no Instagram.

Produção: Alexandre Miranda e Filipe Sartoreto
Publicação: Alessandra Dantas