Extensão

Evento em bar de Belo Horizonte discute as 'fake news' na ciência

Festival 'Pint of Science' leva discussões científicas a bares e restaurantes da capital mineira

O professor Bruno Rezende de Souza é um dos participantes do debate  “Me engana que eu gosto: Fake News em pauta
O professor Bruno Rezende de Souza é um dos participantes do debate 'Me engana que eu gosto: Fake News em pauta'. Divulgação / Pint of Science

Começa nesta segunda, 14, e segue até a quarta-feira, 16, o Festival Pint of Science, que busca provar que mesas de bar também podem ser espaços para debates importantes. O evento, que é realizado em diversos países do mundo, tem a proposta de divulgar o conhecimento científico, levando pesquisadores para fora do ambiente acadêmico, em conversas com o público sobre os mais diversos assuntos.

Para instigar a participação, as conversas ocorrem em bares e restaurantes. Um dos encontros que abrem a programação do evento em Belo Horizonte, intitulado Me engana que eu gosto: Fake News em Pauta, vai promover discussão acerca das implicações das fake news para a comunidade científica.

O professor Bruno Rezende de Souza, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB), que participa do debate, conversou com o programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa, nesta segunda-feira, 14.

"Os assuntos ligados à ciência estão entre os cinco assuntos com mais fake news na internet. E as fake news não são uma coisa só, existe um espectro de diferentes formas e intenções de manipular a informação. Então, ela pode ser desde uma sátira, que, às vezes, não tem intenção nenhuma de manipular a informação, mas é uma brincadeira que se faz com assuntos verídicos, até situações em que a pessoa manipula completamente uma informação verídica", explicou Bruno. 

ouca-a-conversa-com-filipe-sartoreto-14-05-2018.mp3

O encontro Me engana que eu gosto: Fake News em Pauta será às 19h30, na Cantina do Lucas, que fica no primeiro andar do Edifício Maletta (Avenida Augusto de Lima, 233, Centro). A participação nas discussões é gratuita. A programação do festival pode ser consultado no site do Pint of Science.